A AÇÃO DE RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL
Por: Vanessa Pradella • 3/9/2020 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
MERITÍSSIMO JUÍZO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE VACARIA – RS
Joana Santos, (nacionalidade), em união estável, (profissão), RG nº …, CPF nº …, residente e domiciliada…, por sua procuradora infraescrita, instrumento junto, vem à presença de Vossa Excelência propor:
AÇÃO DE RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL.
contra João Alves, (nacionalidade), em união estável, auxiliar geral, RG nº …, CPF nº …, residente e domiciliado…, pelos fatos e motivos que passa a expor:
Reconhecimento da união estável
Autora manteve relacionamento amoroso com o réu durante o período de 05/06/2014 a 15/12/2019, em regime de união estável, da qual teve dois filhos Artur, nascido em 04/05/2015 e Yago, nascido em 04/12/2017.
Era notório para todos a relação de casamento entre ambos.
Necessidade da dissolução
A união se encerrou na data de 15/12/2019, e por consequência de inúmeros motivos a convivência entre os companheiros tornou-se impossível, fazendo necessária a dissolução.
Da partilha
Conforme relatado antes do inicio da relação João tinha um veiculo Passat ano 2000, o qual era de de apenas sua propriedade, no ano de 2015 este veiculo foi vendido e com o valor foi comprado um Fiat uno ano 2007, a autora faz juz a 50% do valor restante interado para a compra do Fiat Uno, surrogando se este valor.
Dos bens móveis
Os bens já foram partilhados, porem um guarda roupas, foi levado por João durante a partilha, sendo este um bem de familia de enorme carinho por Joana, sendo o guarda roupa de sua finada mãe, a qual deixou para Joana.
Sendo este um bem particular, o qual não deveria entrar na partilha.
Dos alimentos
Desta união nasceram dois filhos Artur e Yago, Artur hoje com 5 anos e Yago com 3 anos de idade, conforme certidão em anexo, e por serem menores de idade fazem jus ao recebimento de alimentos.
João labora na empresa JK Empreendimentos Agrícolas como auxiliar geral, ganhando em média o valor de R$ 1300,00.
Regularização de guarda
A autora não se opoe a vizitação dos menores, estabelece que seja a visitação de forma livre, porem com a devida antecedência, de dia e hora para fazer a visitação dos menores.
Dos pedidos
A) A procedência da ação, reconhecendo e decretando a dissolução da união estável.
B) Determinando que se proceda na forma legal à partilha em relação aos 50% do valor restante do veículo Fiat Uno.
C) A devolução do guarda roupa ganhado de sua mãe, o qual não entra na partilha.
D) Requer, a fixação de alimentos provisórios imediatos para os menores no valor de 30% dos ganhos do genitor.
E) Regularização da guarda provisória dos menores para que fiquem com a autora.
F) Visitação de forma livre, porem com a devida antecedência.
G) Requer a concessão do benefício da assistência judiciária gratuita, fulcrado no Art 98 do CPC e no Art 5º, inciso LXXIV da Constituição Federal de 1988, que a autora não possui condições financeiras de arcar com as custas e despesas processuais, sem prejuízo do sustento da família.
...