A Atividade Avaliativa Ciência Política
Por: ABRibeiro • 13/9/2020 • Projeto de pesquisa • 697 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
Atividade Avaliativa 1
Seguindo os ensinamentos de Max Weber, Ricardo Corrêa Coelho[1] (2010:17) definiu o poder como a “capacidade que um indivíduo, ou grupo de indivíduos, tem de influenciar o comportamento de outras pessoas”. Além disso, Coelho sinalizou que o poder supõe quatro elementos: sujeito, objeto, meio e fim. A partir desta definição, podemos compreender, de um lado, os tipos de poder e a tipologia clássica das formas de governo, elaborados por Aristóteles, e, de outro lado, a descrição da tipologia moderna das formas de poder, elaborada por Norberto Bobbio, que também se baseou na obra de Weber para construir sua tipologia.
Considerando a importância de Weber na área das Ciências Sociais, sua definição sobre o Estado é a seguinte:
"Para nossa consideração, cabe, portanto, constatar o puramente conceitual: que o Estado moderno é uma associação de dominação institucional, que dentro de determinado território pretendeu com êxito monopolizar a coação física legítima como meio da dominação e reuniu para este fim, nas mãos de seus dirigentes, os meios materiais de organização, depois de desapropriar todos os funcionários estamentais autônomos que antes dispunham, por direito próprio, destes meios e de colocar-se, ele próprio, em seu lugar, representado por seus dirigentes supremos."
(WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, v. 2. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. p. 529)
Após ler o material didático da disciplina, da página 13 a 26, elabore um texto a fim de explicar:
- Quais são os tipos de poder existentes para Aristóteles e como são definidos.
- Quais são as formas de governo para Aristóteles e o que as caracteriza.
- Quais poderes constituem a tipologia moderna das formas de poder, segundo Norberto Bobbio, e como podem ser definidos.
- Qual a relação entre Estado e poder político.
Tamanho máximo de 2 páginas, fontes Times New Roman 12, espaço simples.
Bom trabalho!
R:
Para Aristóteles, há três tipos de poder existentes: o poder paterno, despótico e político.
O poder paterno é exercido pelo pai sobre o filho, porém de interesse do filho; o poder despótico exercido pelo senhor sobre o escravo, porém de interesse do senhor e o poder político exercido pelos governantes sobre os governados, mas o sobre o interesse de ambos.
Para ele, tem três tipos de governo: governo de um só, governo de poucos e governo de muitos, e que são classificados em mau e bom governo.
O bom governo orientado para satisfazer o interesse de todos, tanto governantes e governados. Em relação ao bom governo, o governo que de um só e chamado de monarquia; o governo de pouco e chamado aristocracia, e o governo de muitos e chamado politeia.
O mau governo são formas de governo degeneradas, e orientadas para satisfazer o interesse do(s) governante(s). Em relação ao mau governo, o governo que de um só e chamado de tirania; o governo de pouco e chamado oligarquia, e o governo de muitos e chamada democracia.
...