A Cidade Grega
Por: jaymelove10 • 22/6/2015 • Seminário • 326 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
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- A cidade grega
- Autoridade política, religiosa, econômica e jurídica era controlada pelos “bem nascidos”
- Na época feudal aconteciam inúmeros conflitos entre as grandes famílias e a população
- A partir desses conflitos surgiram regras sócias
- Surgimentos das leis
- A cidade como lugar natural da sociedade dos homens
- A cidade tem como fim o eu Zeîn “Viver como convém que um homem viva”
- O homem não é uma besta nem um deus, mais o meio entre esses extremos
- A sociabilidade é produzida pela natureza
- O ser humano é compreendido como o mais elevado do gênio animal
- A democracia
- Atenas inventou uma nova definição de democracia
- Realizaram uma serie de reformas que estenderam o estatuto de cidadãos plenos e o acesso a magistratura
- O poder central é exercido pela assembléia popular, e é ela quem toma decisões soberanamente, adota decretos e elege os encarregados do executivo
- Com as derrotas sofridas na guerra por Esparta inicia-se uma crise
- Platão faz criticas a decadência da democracia grega (o povo é um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor)
- Saber e poder
- Os sofistas eram os professores da retórica, ensinavam os cidadãos a falar e ser persuasivos a fim de triunfar sua causa nos tribunais e suas idéias nas instâncias políticas
- A cidade é um produto do ato dos homens e as leis resultam de convenções
- A política só pode ser fundada em um conhecimento exato da ordem das coisas
- Os sofistas defendem que cada um deve agir livremente e satisfazer seus impulsos naturais
- O cidadão na cidade
- A política platônica não representava a cidade grega e não provocou admiração em seu tempo
- Isócrates considerava que a desgraça das cidades vinham de suas divisões e então criou a suserania
- Aristóteles adota a posição filosófica, considera indispensável a referencia as idéias. Mais considera a utilização feita por Platão dessa referencia é ineficaz e perigosa
- A função da política para Aristóteles é conjuntar o risco constante com a servidão
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