A Ciência do direito no Brasil na vigência do século XXI - A mulher na Sociedade.
Por: Camilachris • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
No século XX era nítida a separação entre os direitos do homem e da mulher na sociedade. Temos como exemplo o Código Civil de XVI, em que do amparo para o homem em virtude da defesa de sua honra em uma eventual tração.
Diante disso, podemos perceber a submissão da mulher naquela sociedade, fato que foi mudando ao decorrer do tempo. Atendendo ao clamor da sociedade o direito, como um instrumento da função social, procurou proteger os direitos da mulher, dando a ela um suporte e notoriedade na sociedade do século XXI.
Com o século atual podemos perceber os resultados que a ciência do direito trouxe para o bem estar da mulher. A lei Maria da Penha foi um desses resultados, que deu a mulher a segurança e liberdade que a mesma necessitava.
Dilma Rousseff elegeu-se Presidente da República, cargo ocupado pela primeira vez por uma mulher no Brasil. Isso é um marco na história democrática do país e na da luta feminina por igualdade social. A eleição presidencial de 2010 contou também com outro fato significativo no que se refere à participação feminina na política: o índice de aprovação de Marina Silva. Mas as mulheres não conquistaram posição apenas na política. Elas estão dirigindo empresas, ocupam espaço de destaque no telejornalismo e começam a aparecer até nos mais fechados redutos masculinos. O Flamengo, por exemplo, clube conhecido pela tradição do seu futebol, dono de uma das maiores torcidas do Brasil, é agora presidido por uma mulher
...