A Constitucionalização do Direito Civil
Por: victorbrxd • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
FCV – Faculdade Cidade Verde
Victor Hugo de Oliveira Bagini – RA 1000464
Direito Civil – Juliana
Atividades referente ao texto de Paulo Lobo – “Constitucionalização do Direito Civil”
Perguntas:
1 – Paulo Lobo afirma em seu texto “ o que o direito privado passou a ser dito constitucional aplicado “e que” a constitucionalização é o processo de elevação ao plano constitucional dos princípios fundamentais do direito civil”, Explique o que o autor quis dizer com isso:
2 – O que é Publicização?
3 - Pode-se dizer que ainda é certo considerar que há uma plena separação (dicotomia) entre o direito privado e o direito publico? Explique:
4 – De forma sucinta, quais foram as etapas do constitucionalismo e a evolução contemporânea do direito civil?
5 – O que é a repersonalização do direito civil?
6 – Quais são os três pilares do direito civil? Explique o papel de cada um no Direto Civil no Estado Social:
7 – Qual o papel da LINDB? Explique:
8 – O que significa Repristinação?
9 – O que é vacatio “Legis”?
Respostas :
1 – Ele quis dizer que passou de um estado para outro, do Liberal para o Estado Social, uma das mais importantes mudanças do Direito Civil.
2 – Especialmente no legislativo é o que compreende a crescente intervenção estatal, ela reduz o espaço de autonomia privada para a garantia de tutela jurídica aos mais fracos, se entende por publicização a submissão dessas matérias ao âmbito do direito publico.
3 - Não é certo, por que com o passar dos anos essa distinção vem acabando, e é cada vez mais claro que o interesse individual, o social e o estatal se entrelaçam de tal forma que nem sempre é fácil estabelecer suas fronteiras e as suas prioridades, ou seja se complementam, já que o publico não se esgota no estatal.
4 – A evolução contemporânea do direito civil foi passar da afirmação do individualismo jurídico, de limitar profundamente o Estado e o poder político, ou seja sem espaço para a justiça social, ser um Estado Liberal e passar para o Estado Social, isso depois de muitos conflitos.. As etapas do constitucionalismo foram: a primeira, a da conquista da liberdade; a segunda, a da exploração da liberdade, ou seja Constitucionalismo Liberal, e também o Contemporaneo.
5 – é reencontrar a trajetória de longa emancipação humana, no sentido de repor a pessoa humana como centro do direito civil, passando o patrimônio de coadjuvante nem sempre necessário.
6 – A família, propriedade e o contrato, seus papéis:
Família: tem papel ou célula básica ao Estado, não tem função política, econômica e religiosa, função de um grupo unidos por desejos e laços afetivos
Propriedade: foco de tensão entre correntes ideológicas, função social incompatível com a noção de direito absoluto, oponível a todos
Contrato: atividades econômicas realizadas por contratos, encobre-os de inviolabilidade, em face do Estado ou da coletividade.
7 – Tem como papel a orientação aos operadores do direito para a aplicação das normas jurídicas, como é algo autônomo, serve para o direito privado e publico, muitos juízes a usam quando não há a lei para o caso, foi por isso que foi criada.
...