A Democracia Brasileira Segue a Globalização
Por: Luan Henrique Oshiro • 6/3/2021 • Artigo • 360 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
WYTALLA WALESKA TORRES SILVA
FISIOTERAPIA
A democracia brasileira segue a globalização, no entanto ainda está muito longe de se ter uma democracia na pratica ou de fato, temos como principais fatores, o problema com a educação um dos pilares do processo democrático, a desigualdade social, onde o Brasil encontra-se no rank dos países mais desiguais do mundo aliada a falta de fiscalização e interesse da própria população para com seus representantes políticos.
Nosso país precisa melhorar muito a qualidade do ensino, em especial o ensino público, a educação é fundamental para qualquer sociedade crescer de forma organizada e alcançar uma justiça social, a educação melhora a produtividade inclusive a qualificação da mão de obra, facilitando inovações tecnológicas, formando cidadãos conscientes. Além disso, como a classe mais favorecida de qualquer país já tem um nível educacional superior, aumentos posteriores na escolaridade e na qualidade da educação favorecem principalmente as famílias mais pobres, aumentando com isso não só a qualidade de vida, mas também a capacidade de integração social e política, realmente poder participar da democracia.
Ainda somos um dos países de pior distribuição de renda, em poucos lugares há tanta diferença entre classes, questão reflexas como o racismo, são fatores estruturantes das desigualdades no Brasil, deve o governo propor políticas públicas para atacar o problema. Equilibrar o sistema tributário, reduzindo a tributação sobre a população de baixa renda e consumo e aumentando o peso da tributação sobre patrimônio e renda dos mais ricos. Melhorar a qualidade, a progressividade e a transparência do gasto público, e redefinir as prioridades no controle desse gasto, fortalecendo mecanismos que permitam seu monitoramento pela população, organizações da sociedade civil e órgãos públicos de controle e Fortalecer mecanismos de combate à corrupção, avançando em reformas políticas específicas que reaproximem a população brasileira das instituições públicas e políticas do país.
A democracia e o Estado Democrático de Direito legitimam-se a partir da confiança que realmente o “poder emana do povo”, e que seus representantes busquem o bem comum independentemente de partidos, corporações ou ideologia, para isso se faz necessária a fiscalização e controle, nenhum governo pode funcionar sem fiscalização não só dos órgão competentes como também, dos seus próprios cidadãos conscientes.
...