A Diferença entre Arbitragem conciliação e mediação
Por: strike-bp • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 253 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
A diferença entre conciliação, mediação e arbitragem não é somente conceitual.
As formas para resolver os conflitos fazem parte de um contínuo no qual varia o grau de autonomia das decisões dos envolvidos.
MEDIAÇÃO é um meio alternativo e voluntário de resolução de conflitos no qual tem um terceiro elemento que é imparcial e que orienta as partes para a solução de controvérsia, sem dar sugestões. Na Mediação, as partes se mantém autoras de suas próprias soluções. Pensa também em resolução imediata para que não tenha problemas futuros.
CONCILIAÇÃO é uma forma alternativa de solução extrajudicial de conflitos. Na conciliação, um terceiro imparcial participante procurara, em conjunto com as partes, chegar livremente a um acordo, interagindo e sugerindo junto às mesmas. O conciliador pode propor soluções para a causa.
ARBITRAGEM: é uma forma de solução prevista, na qual um terceiro eleito pelas partes e que é especialista na matéria debatida, decide a discórdia. Sua decisão tem a força de uma sentença judicial e não aceita recurso. A arbitragem só será possível em conflito que desenvolver direito patrimonial disponível.
Ao meu ver todos os metodos tem seus benefícios mas a Mediação exerce uma grande vantagem nos outros método que é a preservação das relações, pois normalmente as partes possuem interesses na continuidade do relacionamento, por se traduzir em benefícios mútuos que momentaneamente foi abalado por questões diversas, além da enorme rapidez e agilidade na conclusão do processo que em média dura de dois a três meses, que tem também um custo reduzido em comparação à forma judicial.
...