A Dívida de Empréstimo Pessoal Particular
Por: Thay Lima • 2/3/2018 • Artigo • 808 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
Como devo cobrar Dívida de Empréstimo Pessoal Particular?
Às vezes passamos por situações complicadas quando alguém que é querido e muito próximo nos pede dinheiro emprestado, muitas das vezes são valores altos e em grande parte não somos ressarcidos ou até mesmo ficamos envergonhados de cobrar à pessoa. Então, como cobrar essas pessoas que nos devem em um empréstimo pessoal particular?
Este artigo vai ilustrar justamente para ajudar você, a saber, o que deve fazer em casos como esses que acontecem corriqueiramente.
1º Passo: Recolher todos os meios de provas que mostrem que você efetuou o empréstimo.
Esse é um dos passos mais importantes que você deve ficar atento, pois tendo consigo os comprovantes de empréstimos realizados a determinado devedor, cobrá-lo ficará mais fácil.
As provas de transação podem ser comprovantes ou fotos de:
- Depósitos;
- Transferências online; e.
- Extrato de conta bancária com a saída do valor e indicando o nome do devedor.
Mas, e se não tiver comprovantes de banco? E se os valores foram entregues em espécies ou para terceiro que entregou o valor ao devedor? Se esse for seu caso, fique tranquilo, pois ainda é possível comprovar que você emprestou determinado valor, como:
- Testemunhas que presenciaram o momento que você entregou os valores;
- Mensagens de textos, e-mails ou qualquer outro meio de comunicação que seja possível ter acesso à conversa, marcando o horário da entrega dos valores ou do devedor solicitando o valor ou até mesmo da cobrança desse valor;
- Vídeo ou gravação do momento da conversa emprestando os valores; e.
- Qualquer outro meio que você possa comprovar que emprestou dinheiro ao devedor.
Se você tiver todos esses meios de provas descritos acima, ótimo, guardá-los ou tirar fotos ou scannear (digitalizar) ou simplesmente fazer um Print Screen de conversas ou transações online e deixa-los em uma pasta no seu computador, será um ato de segurança para que não venham a deteriorar e vir a perder essas provas.
Isso ajudará você na comprovação para ser ressarcido em juízo quando tiver a necessidade de adentrar com uma ação contra o devedor, caso não venha a se resolver de forma amigável.
2º Passo: Notificação Extrajudicial para o devedor.
Notificar o devedor para querer o pagamento do débito é um ato bastante inteligente, já que esse se torna um documento de alto valor jurídico, e tal notificação fará consigo obter uma prova legal e incontestável, não podendo o devedor alegar desconhecimento ou se eximir de suas obrigações ou simplesmente dizer que não recebeu o documento, já que o texto descrito e a comprovação da entrega ficam registrados.
Na elaboração da Notificação é importante ficar atento a todos os detalhes, importante neste passo é você contratar um bom profissional capacitado para a confecção do documento, mas isso não o exime de fazer você mesmo. Não pode esquecer que na notificação deverão constar detalhadamente os valores e as datas do empréstimo, não devendo esquecer que deve ser emitidas 2ª vias.
...