A Educação desde e para os direitos humanos
Por: Mirely Arcanjo • 3/12/2017 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
Educação desde e para os Direitos Humanos no papel transformador da sociedade
Direitos humanos é entendido atualmente como direitos fundamentais que o homem possui pelo fato de ser homem, por sua própria natureza humana, pela dignidade que a ela é inerente. São direitos que a sociedade política tem o dever de consagrar e garantir e que não resultam de uma concessão da sociedade política. A definição de direitos humanos resultou uma evolução do pensamento filosófico, jurídico e político da humanidade. Num contexto anterior dessa evolução foi permitido visualizar a posição em que o homem desfrutou dentro da sociedade, no entanto a ressalva é maior no que condiz a respeito do sistema de ensino pois este deve completar a formação do cidadão, devolvendo uma visão moderna e bem mais fundamentada dos direitos civis, políticas e sociais conscientizando mais os direitos humanos.
As mudanças que ocorrem na sociedade atualmente, mostram um cenário em que se torna imprescindível a educação como fator para o desenvolvimento da sociedade. Visto que a educação na sociedade é uma estrutura intermediaria e essencial para a promoção da dignidade da pessoa humana, para construção da cidadania e consolidação de um estado democrático de direito. O conhecimento adquirido nas escolas é uma ferramenta que liga a realidade do ser humano a seu crescimento como cidadão. Assim: A educação, no entanto, não constitui a cidadania. Ela dissemina os instrumentos básicos para o exercício da cidadania. Para que o cidadão possa atuar no sindicato, no partido político etc., é necessário que ele tenha acesso à formação educacional, ao mundo das letras e domínio do saber sistematizado. Em consequência disso a formação do cidadão passa necessariamente pela educação escolar (SANTOS, 2001, p. 65).
A educação é o processo de humanização do sujeito que contribui na construções de políticas que melhorem a condição humana. Ao
assegurar a qualidade educacional no País, busca-se promover o crescimento da sociedade e a redução das desigualdades. Cabe ao Estado desenvolver condições para a promoção dos direitos garantias fundamentais dos cidadãos. Sobremaneira o acesso à educação para promover a construção cultural da democracia. Desta forma: A educação democrática assume assim uma enorme dimensão, que não se restringe a programas educacionais fragmentados, mas alcança a formação de um homem capaz de pensar e transformar o próprio mundo em que vive. Requer uma sociedade democratizada, requer políticas públicas de valorização do processo educacional, do profissional da educação, da permanência do aluno na escola e da qualidade do ensino ministrado. (RUTKOSKI, 2006, p. 365).
Com a globalização o ensino de qualidade é fundamental para que o ser humano possa fazer uma avaliação crítica da real situação em qual a sociedade se encontra e se torne um agente transformador no ambiente em que vive. Pois é a partir do conhecimento que ele será capaz de produzir conhecimento e gerar melhorias para o futuro da sociedade, pois o direito a educação é um direito de todos e deve ser respeitado e garantido pelo estado independente de raça, cor, sexo, nacionalidade, eliminado qualquer forma de discriminação. Assim a incorporação dos direitos humanos na educação torna-se primordial na transformação do sujeito como ser participante da sociedade, como para sua formação de cidadania.
...