A História Do Direito
Por: htresso • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 305 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Até onde sabemos os gregos antigos foram os precursores das primeiras experiências de democracia. Atualmente viemos a falar de democracia a todo momento por se tratar da forma mais óbvia de governo.
Para os gregos o cidadão típico a exercer a condição de eleger seus governantes era aquele que fosse adulto, do sexo masculino, exercendo suas obrigações militares, proprietário de terras, oriundo do território da cidade-Estado. Era relativamente reduzido o número de pessoas aptas a participar de forma ativa da democracia grega, pois mulheres, menores de 18 anos e escravos estavam excluídos.
Hoje, no entanto a democracia varia um pouco de país para país, pois tanto homens quanto mulheres em situação regular estão plenos a votar e serem eleitos pelo povo. Além disso, profissão, condição social e financeira não são mais aspectos restritivos ao exercício da democracia.
No caso dos países da américa, em geral caminharam juntas as ideias de democracia e independência. Buscaram por fim não só ao domínio exercido pelas potencias colonizadoras, como também aos poderes absolutos que os soberanos dessas potencias personificavam.
Ao passar dos tempos a democracia veio sendo estabelecida na sociedade a fim de garantir igualdade as mulheres que eram privadas de benefícios muitas vezes concedido apenas aos homens. Hoje ainda a uma desigualdade diante das mulheres, mas elas veem conquistando espaço na sociedade diante de uma democracia justa.
Da mesma forma temos a liberdade de imprensa que veio ganhando seu espaço na sociedade como um todo, onde tudo se é revelado sem qualquer impedimento por conta de poder maior ou superior.
Em um comparativo de governos do mundo contemporâneo e a Grécia antiga temos o destaque a democracia, mas a democracia mais justa, onde mulheres, os povos de menor poder socioeconômico, negros e menores veio a conquistar o direito de se manifestar diante do voto o seu governante para melhor representa-lo na sociedade.
...