A IDEOLOGIA ALEMÃ – ESTUDO DIRIGIDO
Por: debora201222 • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.744 Palavras (7 Páginas) • 204 Visualizações
A IDEOLOGIA ALEMÃ – ESTUDO DIRIGIDO
1) Qual é a crítica de Marx aos hegelianos? Estabeleça uma relação entre os velhos e os novos hegelianos.
Jovens e velhos hegelianos concordavam que a religiao, os conceitos e o universal reinavam no mundo existente. A única diferenca era que uns combatiam como usurpacao o domínio que os outros aclamavam como legítimo.
Marx faz uma crítica aos "jovens hegelianos", principalmente os filósofos Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner como produtores de uma ideologia alemã conservadora, apesar de se auto-denominarem teóricos revolucionários.
2) Explique o que é produção da vida material.
Para viver o homem precisa, antes de tudo, comer, beber, vestir-se e algumas coisas mais. Ao produzirem seus meios de vida, os homens produzem, indiretamente, sua própria vida material, o que os distingue dos animais.
3) Como Marx define o poder social?
Marx define o Poder Social como a Forca Produtiva Multiplicada que nasce da Cooperacao Natural de vários indivíduos e que é exigida pela Divisao do Trabalho. É uma Reacao Natural que independe do agir e do querer dos homens.
4) Marx não se preocupa com a natureza individual, pois para ele só existe o indivíduo historicamente determinado. Explique.
Indivíduos determinados, que como produtores atuam de um modo determinado, estabelecem entre si relacoes sociais e políticas determinadas.
Para Marx, a história nada mais é do que a sucessão de diferentes gerações, cada uma das quais explora os materiais, os capitais e as forças de produção a elas transmitidas pelas gerações anteriores, ou seja, a história anterior exerce uma influência sobre a história posterior.
Logo, na história posterior, os indivíduos possuem as relações de produção, sociais e políticas determinadas pela história anterior.
Assim, o Estado e a Estrutura Social nascem de indivíduos determinados pela sua Produção Material e, portanto, tal e como desenvolvem suas atividades sob determinados limites, pressupostos e condições materiais, independentes de sua vontade que serão passados de geração a geração.
5) A divisão do trabalho domina os homens ao invés de ser controlada por eles. Por que? Explique detalhadamente como Marx apresenta a divisão do trabalho.
A Divisão do Trabalho demanda especialização por parte do indivíduo. Dessa maneira, ele fica preso a uma atividade determinada de acordo com o seu grau de desenvolvimento (da força produtiva), que restringe sua liberdade, o subjuga. Desde o instante em que o trabalho começa a ser distribuído, cada um dispõe de uma esfera de atividade exclusiva e determinada, que lhe é imposta e da qual não pode sair (o homem deve permanecer se não quiser perder seus meios de vida).
Portanto, Marx considera a divisão do trabalho como um poder estranho que é imposto ao homem, que o domina. A divisão do trabalho coloca cada um em uma esfera de atividade exclusiva e determinada, ou seja, um grau crescente de especialização.
6) Marx associa o desenvolvimento da divisão do trabalho com as diferentes formas de propriedade. Explique.
O desenvolvimento da divisao do trabalho representa outras tantas formas diferentes da propriedade:
- A primeira forma de propriedade é a Propriedade Tribal. É a fase nao desenvolvida da producao, em que o povo se alimenta da caca e da pesca, da criacao de gado ou da agricultura. Nesta fase a Divisao do Trabalho ainda está pouco desenvolvida;
- A segunda forma de propriedade é a Propriedade Comunal e Estatal que se encontra na antiguidade, que provém da reuniao de muitas tribos para formar uma cidade e na qual subsiste a escravidao. Nesta fase a divisão do trabalho é mais desenvolvida e apresenta a oposição entre cidade e campo.
- A terceira forma é a propriedade Feudal ou Estamental. Enquanto a Antiguidade partia da cidade, a Idade Média partia do campo. A classe diretamente produtora é constituída pelos pequenos camponeses servos da gleba. Estabelece uma divisão do trabalho e a separação entre cidade e campo.
7) Dizer que a vida material condiciona a vida intelectual é o mesmo que dizer que as relações de produção determinam a consciência. Explique.
Os homens, ao desenvolverem sua producao material e seu intercambio material, transformam também seu pensar e os produtos de seu pensar.
Para Marx, a infra-estrutura da sociedade, os meios de produção, de subsistência, a base material, são responsáveis por determinar a consciência do indivíduo, ou seja, por determinar a super-estrutura da sociedade, suas idéias, religião. Logo, os Meios Materiais definem as Idéias.
8) Como Marx explica o desenvolvimento da consciência?
Para Marx, a Consciência é, desde o início, um Produto Social e continuará sendo enquanto existirem homens; a consciência é a mera consciência do meio sensível mais próximo e consciência da conexão limitada com outras pessoas e coisas situadas fora do indivíduo que se torna consciente, ou seja, a consciência da necessidade de relação com outros indivíduos e com o ambiente já é o começo da consciência. E, com o aumento populacional, há uma maior necessidade de relacionar e de atividades produtivas, gerando a divisão do trabalho.
...