A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA PARA O DIREITO
Por: Géssica Oliveira • 19/12/2018 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
HISTÓRIA DO DIREITO
PROFESSORA – DRA. MICHELLE FERREIRA MAIA
EUDES DA PONTE SILVA FILHO
FRANCISCA SABRINA VASCONCELOS MENESES
GÉSSICA DA SILVA OLIVEIRA
MANOEL PEREIRA GUILERME FILHO
MARIANA AGUIAR MAIA
RAMUNDO RAI ALVES PONTES
VALMIR GOMES TRINDADE
CLEIDA FREIRES VIEIRA
SOBRAL – CE
2018
Texto: “ A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA PARA O DIREITO”
1° Apresente os principais argumentos desenvolvidos pelo autor para defender a importância da História para o Direito.
A história se mostra importante para o direito no momento em que serve como conhecimento e acumula de experiências passadas possibilitando analises de situações jurídicas e na interpretação de textos normativos. O autor menciona por exemplo uma citação de Ronco Túlio Cícero em que ele afirma: “Aquele em que desconhece a história, toda a vida será avanço”, o seja, sem conhecimento do passado não podemos acumular experiências e atingirmos a maturidade. As normas devem ser elaboradas com a devida investigação e estudo do sistemático de sistemas anteriores, ao fim de evitar ou reduzir os possíveis problemas decorrentes de normas mal planejadas. Dentre outras afirmações de sua conclusão o autor deixa claro que somente com o conhecimento da história não se é suficiente para se garantir a perfeição relativa da legislação editada, mas é elemento fundamental para se evitar muitos erros de avaliação. Isto porque o conhecimento do passado é de extrema importância para compreender o presente. Esse é o serviço que a história presta ao legislador.
2° Discuta sobre as divergências entre História e Direito elencadas presentes no texto.
Sabe-se que a História e o Direito sempre caminham juntos, desde a adoção de uma perspectiva historiográfica, o que nós sempre encontramos são tradições culturais que informam resoluções de conflitos, sejam elas codificadas ou não, escritas ou não. Porém, a história por se tratar de uma ciência universalizada e atingir toda a epistemologia, só se aplica ao direito no sentido de se reafirmar experiências atemporais, bem como aprimorar as práticas jurídicas e a aplicação ás leis federais e estaduais, assim podendo fazer a justiça perante aos atos cometidos por um determinado individuo ou órgão, não excluindo a teoria propriamente aplicada no direito.
3° Analise a trajetória da disciplina de História do Direito nos Cursos de Direitos.
O que se infere do texto sobre a trajetória da disciplina de História do Direito nos Cursos de Direito, é que apesar de ser uma disciplina importantíssima, não só para a vida acadêmica, mas para a vida profissional, pois ela nos da base para o entendimento de como o direito se desenvolveu em cada cultura, para termos ideia das transformações que o direito sofreu no decorrer dos tempos, ela não tem sido vista de maneira tão importante pelas academias, como é citado no texto que a História do Direito como disciplina cientifica nasceu na Alemanha no início do Século XIX, por insistência de Friedrich Karl Von Savigny ( 1779 -1861), professor da Universidade de Berlim, o que se nota que ela não foi uma disciplina incluída no curso de forma majoritária e sim por conta da insistência de um professor.
...