A Inclusão Escolar
Por: Tatiane Moraes • 26/5/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 673 Palavras (3 Páginas) • 50 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Política Nacional de Educação Especial trata da Educação Inclusiva e dispõe que o público-alvo da educação especial é constituído por alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
A formação dos professores um dos temas centrais no processo de inclusão e atendimento aos alunos com necessidades especiais. Estrela (1996), afirma que é no cotidiano da escola que se revelam as necessidades de formação do professor, onde se forja a sua identidadeprofissional.
Novas formas de compreender a deficiência são desenvolvidas ao longo dos anos. Assim, conhecer como esses conceitos vêm sendo alterados permite ao docente identificar suas próprias limitações e pré-conceitos. A forma de conceber educação é orientada pela história de vida de cada um, bem como pela cultura na qual está inserido. Então, conhecer como as pessoas com deficiência eram tratadas e identificadas permite ao docente traçar novas perspectivas com relação à compreensão desses e de como elesaprendem.
Um Sistema Escolar Inclusivo é aquele cuja comunidade educativa tem o desafio de conseguir que seus alunos, seja qual forem suas diferenças, consigam ter sucesso naaprendizagem. Nesse contexo, a educação especial é fruto da mudança de concepção de sociedade, do avanço das políticas públicas e dos movimentos sociais que pressionam o Estado na viabilização de seus direitos como sujeitos sociais. Nesse movimento, a formação de profissionais da educação, principalmente dos professores, é influenciada pelas mudanças ocorridas na coletividade, no universo do trabalho e na economia dopaís.
Assim, este trabalho justifica-se por auxiliar os professores a analisarem e refletirem sobre os desafios e dificuldades quanto a educação especial e a educação inclusiva nasescolas, como um Direito dos cidadãos e cidadãs brasileiras.
O objetivo central desta monografia é compreender a proposta da Escola Inclusiva, a partir da discussão sobre a reorganização da educação especial e da reflexão sobre a importância de uma formação docente que contribua para o desenvolvimento de uma educação que respeite a diversidade, como um direito. A Constituição Federal em seu artigo 205 estabelece que “ A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (Constituição Federal Brasileira de 1988).
Como objetivos específicos se colocam: abordar a trajetória histórica da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, desde os atendimentos segregativos até os processos inclusivos; apresentar conceitos necessários à compreensão do que é educação especial e sobre como são identificados os cidadãos atendidos pela educação especial.
Para além da pesquisa bibliográfica, realizou-se pesquisa de campo em uma das escolas da rede do município de Pedro Leopoldo / Minas Gerais, a partir da elaboração e aplicação de entrevistas com perguntas abertas e fechadas, como objetivo de entender como se dá a política de educação inclusiva nesse município.Assim, espera-se que esta reflexão, realizada por meio da presente
...