A Laranja Mecânica
Por: g.ferreiira • 22/3/2019 • Projeto de pesquisa • 344 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
NOME : RAFAELA AVELAR RESENDE
LORENA EDUARDA SILVEIRA PEREIRA
O filme laranja mecânica foi produzido em 1971, proibido em vários países. No Brasil teve autorização pela censura em 1978.
Retrata o mundo anárquico e tenebroso de Alex , um jovem que governava um grupo de malfeitores perversos que saiam pela madrugada após fazer o uso de alucinógenos espancando mendigos idosos , violentando mulheres; entre outros crimes , em clima de pura diversão e gozação .
Em uma de suas aventuras o grupo comete um homicídio, Alex foi traído por seus colegas e consequentemente levado para uma casa de detenção .
Perante seus atos foi condenado a quatorze anos de prisão, por ser muito jovem, sofria muito assédio e violência dos outros prisioneiros. Auxiliava o padre do estabelecimento nas atividades religiosas , e sempre ao ler a bíblia imaginava cenas de violência e lascívia , sendo ele protagonista . Ficou sabendo de um novo método denominado “Método Ludovico” que garantia a liberdade imediata , ele prontamente se candidatou , mesmo contra a vontade do sacerdote .
O tratamento consistia no controle do comportamento do individuo , injetavam um medicamento que provocava pânico e náuseas insuportáveis ligados aos atoas violentos .
Alex vinculava o sofrimento físico a violência , através de vídeos que ele assistiu , sem ao menos fechar os olhos. O seu comportamento era moldado de acordo com os propósitos de outrem.
Em seu retorno , após o tratamento degradante , encontra todas suas vitimas que se vingam dele e até os pais o desprezaram , ele não consegue reagir devido seu condicionamento .
Em uma das vinganças Alex é submetido a ouvir a nona sinfonia de Beethoven , que lhe causava muito incomodo por causa do tratamento , diante disso ele tenta suicídio e é conduzido para o hospital .
Depois de passar por todos esses transtornos, ainda no hospital Alex retorna ao seu estado normal após uma cirurgia do cérebro e volta a ter visões de violência e morte .
...