A MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Por: thiagocorrea07 • 12/11/2022 • Resenha • 645 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
ALUNO: THIAGO DE LIMA BARRETO CORREA
RA: 7665817
NÚMERO DA LISTA: 110
TURMA: 003210U02
N2 – MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
“Técnicas de Mediação e a Constelação Familiar como mecanismo de efetivação das mediações”
A mediação é uma forma de negociação de conflitos na qual as partes, por livre e espontânea vontade aceitam que um terceiro imparcial ajude a resolver a situação.
O mediador faz a função de facilitar a comunicação entre as partes utilizando técnicas avançadas.
Ele não oferece sugestões, ele precisa permitir que as partes criem as próprias ideias e estratégias para resolver as questões.
É importante lembrarmos que, a qualquer momento, as partes podem suspender ou abandonar o litígio ou mesmo retomar as negociações.
Dentro de várias técnicas de mediação que existem, uma delas é a ESCUTA ATIVA, na qual o foco está em ouvir com atenção o que o outro está dizendo, ao mesmo tempo que se observa a sua linguagem não-verbal, gestos, expressões faciais e trejeitos. Afinal, compreender melhor as necessidades e os desejos do outro, podemos colher certas informações e as utilizar para produzir uma solução positiva.
Outra técnica é o PARAFRASEAMENTO onde o mediador procura direcionar a discussão para um ponto de pista em que as partes não estejam observando. Assim, as próprias partes farão o exercício de reflexão sobre o litígio. Isso leva a serem observados pontos positivos quando só estão prestando atenção em pontos negativos.
A técnica RAPPORT serve para criar empatia entre as partes e um maior vínculo com o mediador, ganhando a confiança das partes para solucionar o conflito. Para isso o Rapport consiste em 3 elementos principais: comunicação bem coordenada, atenção mútua e sentimento positivo. Quanto mais confiança tem as partes, melhor será a comunicação entre elas.
Já a técnica CAUTUS consiste em fazer seções individuais com as partes, separadas, para criar uma maior sinergia com o mediador. Porém deve ser utilizada com cuidado, visto que tambem pode gerar desconfianças.
E por fim o BRAINSTORMING, que traduzido significa tempestade de ideias, é basicamente uma técnica em que o mediador dispõe espaço para as partes manifestarem suas ideias para resolver o conflito. Assim todos podem ter uma visão geral das intenções de cada um e tentar encontrar pontos em comum.
A CONSTELAÇÃO FAMILIAR também é um modo de mediação reconhecido pelo Direito brasileiro que foi criada pelo filósofo, teólogo e psicólogo Bert Hellinger para solução consensual de conflitos familiares, que consiste basicamente em três pontos: pertencimento, equilíbrio e hierarquia. A Constelação Familiar não considera a pessoa como um indivíduo único, e sim considera o indivíduo como pertencente a um sistema do qual ele veio. Ainda que a pessoa não conheça sua família de origem, ela traz consigo não só os traços físicos, mas também traços de temperamento, dons, e a bagagem energética pertencente à família, ou seja, não adianta fugir ou negar o sistema familiar do qual pertencemos, ele está em nós, faz parte de nós. Hellinger começou sua pesquisa sobre o fenômeno da representação em 1978 e descobriu as ordens básicas da vida, a qual nomeou de "Ordens do Amor”, sendo essas ordens que formam a base da Constelação Familiar. 3 ordens que são reconhecidas como regras morais e não regras positivadas, mas que foram desvendadas por Bert, e são as quais embasam o estudo das constelações familiares. Em 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução nº 125/2010, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, reconhecendo o problema e estipulando como incumbência dos órgãos judiciários oferecer mecanismos de soluções de controvérsias, em especial os chamados meios consensuais, como a mediação e a conciliação, inclusive como forma de disseminar a cultura de pacificação social. Dentre tais formas, encontramos o inovador método de resolução de conflitos familiares, a Constelação Familiar. Desde lá é um método que vem tendo bons resultados e sendo útil para resolução de muitos conflitos.
...