A MICROECONOMIA NO DIREITO CIVIL
Por: dannii645 • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
1º passo :
Economia é uma ciência social que estuda os processos de produção, consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.. Em outro sentido, economia significa regra e moderação nos gastos.
O conceito de economia, está em estudo e análise dos problemas dos humanos enquanto ao que produzir, que quantidade, para quem e quando faze-lo.
2º passo:
Problemas Econômicos pode ter como definição 3 aspectos sendo eles:
1- O que e quanto produzir: Quais os tipos de mercadorias, bens e serviços que terão de ser produzidos. Qual será a preferência: artigos de luxo ou artigos de primeira necessidade?
2- Como produzir: Corresponde à escolha das tecnologias e técnicas que serão utilizadas na confecção dos produtos. Quais insumos poderão ser utilizados? As técnicas produtivas serão intensivas em relação à mão de obra ou ao uso de capital?
3- Para quem produzir: As mercadorias são destinadas a qual público? As classes sociais mais ricas ou as mais carentes? Ressalta-se que, em regra, os produtos e serviços são produzidos para quem tem verba suficiente para realizar o pagamento referente a cada um deles.
De açodo com conceitos e problemas econômicos, surgem vários tipos de sistemas econômicos , um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. E dentre eles Capitalismo e socialismo são os principais.
O Capitalismo sendo o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. As padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado.
E o Socialismo que É a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais.
O mercado, sem a interferência do governo, encontra seu equilíbrio, por meio do mecanismo de preços.
3ºpasso:
Os Mercantilistas acreditavam que toda a fonte de riqueza proviam das negociações comercias à época. Para estes era necessário que houvesse uma exportação maior que importação, que gerasse uma balança comercial positiva já Os fisiocratas são grandes defensores da agricultura pois, segundo os mesmos, é da terra que vem a única fonte de riqueza das nações. Neste setor, os fisiocratas entendem que o excedente econômico quando cada um dos bens empregados na produção meios de subsistências dos trabalhadores, alimentação de animais, sementes o que hoje chamamos de custos diretos tem retorno ao processo produtivo, porem em maior quantidade, aumentando, por conseqüência a produção.
A Microeconomia é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados que operam, a oferta e demanda, a formação dos preços no mercado de bens e serviços e fatores de produção. Se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção.
Demanda pode se dizer que é a quantidade de um determinado produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir em um determinado periodo. É considerado um desejo, um plano. Mostra a maior quantidade que um consumidor pode aspirar considerando o preço e sua renda. Por ser um desejo de adquirir, é uma aspiração, um plano, e não a sua realização. A demanda se expressa por uma determinada quantidade em um dado período. Enquanto a oferta depende do preço, quanto maior o preço, mais rentável será a sua venda. Produtos que precisam de muitos fatores de produção são naturalmente mais caros, ao passo que aqueles que empregam poucos fatores de produção terão menor custo e, por isso, maior oferta. Alterações no preço mudam o lucro, relativa da produção e, e acontece variações nos níveis de ofertas de diferentes mercadorias. Alteração do métodos em geral de produção causam mudanças no lucro e na oferta de produtos e serviços. Além desses fatores, a oferta de um bem pode ser alterada em função do preço dos demais bens produzidos.
Oferta pode ser definida como a quantidade de um determinado produto ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. De maneira similar a demanda, a oferta depende vários fatores.
Não se deve confundir demanda com compra, nem oferta com venda. Demanda é o desejo de comprar, oferta é o desejo de vender. A demanda se expressa por uma determinada quantidade em um dado período.
Outro fator que engloba na microeconômia é a estrutura de mercado que é modelos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda. As principais estruturas são: Concorrência Perfeita; Monopólio; Concorrência Monopolística; e Oligopólio.
...