A Mediação e Arbitragem
Por: salvesalve321 • 3/5/2020 • Projeto de pesquisa • 765 Palavras (4 Páginas) • 100 Visualizações
reconvenção
introdução negociação e conciliação
Na negociação usa-se técnicas para estabelecer consenso, os problemas considerados complexos devem ser facilitados
Criam-se redes de parceria entre as partes, pois a negociação é um aprendizado, reflexão.
Não existe receita(de bolo) para uma boa negociação, mas o uso das técnicas com disciplina e perseverança, dão bons resultados.
A negociação deve ser paltada em ética, isto é os valores daquela época que ela ocorre. Englobam 3 questões: O que quero, oque devo e o que posso.
Negociação e comunicação
A negociação envolve o exercício comunicativo e devem inspirar credibilidade. Significa um contrato de cooperação em as partes, que precisam estar dispostas.
O espaço comunicativo deve ser de igualdade.
Processo de quantidade, qualidade, relevância e modo
Quantidade: É necessário observar a quantidade de informações disponíveis na negociação. No caso de ausência de informações teremos a incompetência comunicativa. Vale dizer que o excesso de informações pode ser prejudicial gerando confusão, dispersão e perda de foco.
OBS: O planejamento é um elemento importante para um negociação de sucesso( o improviso/desorganização pode gerar danos)
Qualidade: Diz respeito a veracidade das informações(Sinceridade). A omissão intencional pode gerar uma meia verdade que torna a negociação frágil. OBS: É necessário escolher um dialeto que unifique a comunicação, sem marginalizar uma das partes.(Atenção à cultura das partes).
Relevância: O negociador deve ter a capacidade de descentralizar seu querer, isto é, agir com empatia( colocar-se no lugar do outro)
Modo: Relaciona-se ao modo como as informações são transmitidas. Deve haver compreensão e respeito nas trataivas, sobre pena de acarretar fraturas, oq é fraturas? quebrar confiança, sensação de vulnerabilidade, injustiça, traição e desvalorização que leva a uma negociação insatisfatória.
OBS: A negociação deve juntar a ética mais a técnica que geram um caráter educativo que fortalece as relações
Técnicas de mediação
Modelo Harvard - Escola Harvad
É um modelo de negociação cooperativo, que separa as pessoas do problema, estimulando a avaliação objetiva. Busca soluções criativas, com benefícios mútuos.
Pessoas
Interesses
Opções
Critérios - Soluções
Modelo circular narrativo ou sara cobbs
A mediação é sistémica, com foco nas pessoas e suas histórias. Por vezes se relaciona as constelações familiares, vale citar o direito sistemico de Dr. Sami Storch e Bert Hellinger. A comunicação é elemento fundamental, onde se identificamversões diferentes de um esmo aspecto. Transforma a história conflitiva em colaborativas. As perguntas devem ser reflexivas permitindo esponham suas fantasias e ilusões(que imaginam).
Transformativa Bush e Folger
Transformamar relações adversárias
Tem por fim transformar as relações adversárias identificando as necessidades de decisão e escolha de cada parte com uma postura colaborativa, afim de refazer os vínculos. A conscientização por meio de uma particiação ativa. A finalidade é pedagógica.
Escuta Ativa - O mediador observa a linguagem verbal e não verbal das partes para compreender informações relevante. Estimula as partes a expressarem suas emoções.
Rapport
...