A Metodologia do Trabalho Científico
Por: Eduardo Cruz • 15/5/2018 • Ensaio • 495 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Faculdade Mineira de Direito
Eduardo Henrique Nepomuceno Cruz
ATIVIDADE AVALIATIVA 1:
leitura seletiva do capítulo II da obra “Metodologia do Trabalho Científico”, escrito por Antônio Joaquim Severino
Belo Horizonte
2017
Eduardo Henrique Nepomuceno Cruz
ATIVIDADE AVALIATIVA 1:
leitura seletiva do capítulo II da obra “Metodologia do Trabalho Científico”, escrito por Antônio Joaquim Severino
Trabalho apresentado à Disciplina de Formação do Mundo Contemporâneo, do Curso de Direito da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Direito.
Professora: Heliane Alves de Carvalho Costa
Belo Horizonte
2017
Palavras-chave: Organização. Documentação. Conhecimento. Lógica. Formação.
Consoante solicitado, tentarei sintetizar, em breves linhas, a minha escolha por essas palavras-chave e as suas reais importâncias para o bom entendimento e conduzimento de compreensão da obra.
O segundo capítulo do livro, que junto com o capítulo quatro se mostram os mais extensos do exemplar, possui inúmeros subtópicos, dos quais destaquei, conforme a minha leitura, o 2.2, “Leitura e documentação” e o 2.3, “A estrutura lógica do texto”.
A primeira palavra escolhida diz respeito a uma autoavaliação que o estudante deve fazer ao ingressar em uma Universidade. Por conseguinte, para que o estudante esgote as suas possibilidades de métodos de estudos e, sempre na busca incessante pelo conhecimento (outra palavra-chave), deve este ser organizado e ter a organização como preceito básico para qualquer estudo/projeto que almeja lograr êxito.
Adiante, temos a documentação como fórmula básica para um estudo bem-sucedido. Ainda prevalece, em nossas Faculdades, o método texto-linguístico para a transmissão/recepção de uma nova informação. Dessarte, a documentação se mostra basilar no que se refere à aprendizado, devendo o leitor tomar uma série de cuidados (todos eles encontrados na obra) para que possa ter um bom estudo.
Posteriormente, vemos o real significado da palavra “formação”. Na obra ora trabalhada, vemos que o autor esgota o tema “formação”, ao dizer, no subtópico 2.3.3 Processos Lógicos de Estudos (p. 82-89), que tais processos podem ser dedutivos ou indutivos, derivando dos puros e simples processos lógicos de raciocínio.
Desta feita, faz-se um paralelo entre tais métodos lógicos de raciocínio e a formação de um pensamento contundente, uma ideia formada, que se passa pelas fases de a) Formação dos conceitos, b) Formação dos juízos e c) A elaboração dos raciocínios.
...