A PRIVACIDADE HACKEADA
Por: hufflebat • 5/10/2020 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Atividade 2
Curso – DIREITO 1 período
PUC PRAÇA DA LIBERDADE
DISCIPLINA – FILOSOFIA – RAZÃO E MODERNIDADE
PROF (A) – Valéria lima Bontempo
Nome da dupla-
1) Camila Eduarda Maia de Oliveira
2) Luiza Helena Medeiros Dias
Elaborar um texto (média de 15 a 20 linhas) estabelecendo uma relação entre o filme Privacidade Hackeada ( 2019) - direção de Jehane Noujaim e Karum Amer com o livro Psicopolítica – O neoliberalismo e as novas técnicas de poder .
Desde a criação das redes sociais e de aplicativos, nossos dados sempre estiveram à deriva das empresas correspondentes a eles. Quando não lemos os “Termos de Uso” de algo, mal sabemos que podemos estar dando total liberdade para que toda a nossa vida virtual e pessoal seja exposta.
No documentário “Privacidade Hackeada” é possível ver as proporções que a invasão de dados por parte da Cambridge Analytica para a campanha do atual presidente dos EUA, Donald Trump, e na campanha da saída o Reino Unido da União Europeia causaram ao mundo. Amazon, Facebook, Google entre outras empresas de tecnologia se tornaram as empresas mais ricas dos últimos tempos pelo uso de algoritmos para descobrir o interesse do usuário e persuadir em alguma influência, como no caso das eleições em 2016. O livro Psicopolitica nos aponta pontos do neoliberalismo no qual “não somos livres” e citas sobre como é possível descrever os desejos conscientes e inconsciente de uma pessoa já que nem sempre sabemos o que queremos de fato, mas pelo “caminho” acessado é possível saber o que estamos a procura já que estamos ponderando sobre um sistema inteligente e eficiente que explora a nossa liberdade virtual, isso nos mostra o quanto nós e nossas informações são vulneráveis na internet.
Sempre vemos anúncios personalizados em redes sociais, associadas a algo de nosso interesse, graças ao uso de nossas informações por meio dessas empresas, e isso, no caso da polemica de envolvendo a Cambridge, abriu os olhos do mundo para como nossos dados, nossas vidas na internet, são exploradas sem a nossa permissão para que nossas mentes sejam influenciadas a algo.
...