A constituição sobre a intimidade e privacidade
Artigo: A constituição sobre a intimidade e privacidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isisgabriella • 29/10/2013 • Artigo • 501 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
FACULDADE DA AMAZÔNIA
INGRID EVENY DE CASTRO MONTEIRO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 1° CCN-2012
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ANANINDEUA- PARÁ
SETEMBRO- 2012
Apostila de metodologia científica Texto 1 e 2
Professor Antônio Carlos
Método e técnica
A diferença entre o método e a técnica é que o método é o meio de como descobrir a se chegar a um determinado objetivo, depois de descobrirmos o método correto, adquirimos a técnica para desenvolver.
Artigo 5°, Inciso X
A Constituição Brasileira declara que: “[...] são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.(art. 5º, inc. X).
A intimidade e a vida privada são citadas na Constituição como valores humanos, na condição de direito individual e para a defesa deste direito fundamental, nos preocupamos em preservá-las do conhecimento de outras pessoas. Nossos erros e nossas imperfeições não devem ser expostas ao público, pois, há vários motivos para ocultar determinados fatos do conhecimento de outras pessoas.
Vários exemplos podem ser citados, como interesses exclusivos de ordem privada e intima, a justificar a sua preservação do conhecimento alheio.
- A mulher que já trabalhou em casa de família e ao ter mudado sua profissão não quer vê o seu passado revelado.
- Pessoas que algum dia já participaram de seitas que praticam magia negra e mudaram de religião.
- O ateu que para não perder emprego em casa de pessoas religiosas esconde a sua descrença.
- A pessoa que já foi violentada no passado e não quer que outras pessoas venham a saber.
Há certas situações em que pessoas não autorizadas não podem violar os segredos e intimidades da pessoa, pois, certamente causariam um grande transtorno irreparável.
Por sua vez, o desenvolvimento tecnológico, a Internet, tem contribuído bastante para a violação dessa lei que protege a imagem das pessoas.
A interceptação de correspondências via Internet pode desvendar segredos inimagináveis, os telescópios com suas potentes lentes podem vigiar os passos de cada pessoa na terra, as micro
...