A PROVA DE PRATICA CIVEL IV
Por: eduardocyrilo • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 897 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
PROVA DE PRATICA CIVEL IV
ALUNO: PAULO EDUARDO CORDEIRO CYRILO
MAT: 202008057213
Questão 1: 2pontos. Armando Voltaemitiu um cheque em favor de Jacinto Penapara pagamento de uma dívida, no dia 30/08/2020, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Ocorre que, ao levar o cheque à instituição bancária, Jacinto Pena descobriu que a referida cártula fora emitida sem provisão de fundos. Jacinto então procurou Armando para cobrar-lhe administrativamente, tendo recebido como resposta que não tem condições de efetuar o pagamento por estar com algumas dívidas, não sabendo precisar quandoefetuará o pagamento. No dia 05/10/2020, Jacinto Pena procurou o advogado Dr. Romário Diniz OAB-RJ 000111, para obter informações sobre seus direitos e buscar a medida mais célere para solução do problema.Responda:
A)Qual a medida judicial que Jacinto Pena pode promover? Fundamente.
Cabe por parte de Jacinto Pena,a prpositura de uma Ação de Execução de Título Extrajudicial, em face de Armando Volta, para que Armando seja instado a pagar o que deve ou para que tenha seus bens penhorados.
B)Na hipótese de dilapidação de patrimônio por parte de Armando Volta, caberia algum pedido de liminar? Fundamente.
Sim. Pedido de Tutela Provisória de Urgência de natureza cautelar, em virtude do risco iminente ao resultado pretendido na ação.
Questão 2: 2 pontos.Eduardo recebeu um cheque como garantia de uma divida. Após dois meses verificou que o referido título estava vencido e pior prescrito. Inconformado, procura um advogado buscando informações se ainda poderia efetuar a cobrança daquela dívida com base no cheque. Responda:
A)Quando o titulo extrajudicial perde o poder executivo por prescrição, existe alguma medida judicial para buscarsatisfazer o crédito? Fundamente.
Sim. Ação Monitória é cabível fundada em cheque prescrito, em desfavor do emitente.
B)Em caso positivo para resposta anterior, o réu estaria isento de custas judiciais? Fundamente.
Sim. Não é cabível o recolhimento de custas por parte da defesa, desde que cumpra o mandado dentro do prazo.
Questão 3: 2 pontos.Paulo Nunes reside em um imóvel locado na cidade de São Paulo. O contrato foi firmado com prazo de 3 anos com Caio. Exatos 12 meses de contrato, Paulo recebe uma notificação de André, irmão de Caio, informando que também era proprietário do imóvel e que este era objeto de inventário. Paulo procura um advogado para solucionar a questão uma vez que o prazo para vencimento da parcela se esgota em 10 dias e, além disso, não tem a intenção de encerrar o contrato firmado com Caio. De acordo com a situação hipotética responda:
A)Qual medida judicial Paulo Nunes poderá propor? Fundamente.
Caberá por parte de Paulo Nunes, propor uma Ação de Consignação em pagamento, uma vez que paira dúvidas sobre a titularidade do crédito.
B)Qual o procedimento para prestações sucessivas? Fundamente.
As prestações a vencer, serão efetivadas mediante depósito extrajudicial, até que haja decisão definitiva no processo.
Questão 4: 1 ponto.Mario Diniz propõe uma ação de titulo executivo extrajudicial por quantia certa em face de Paulo André. O valor da dívida está atualizado no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Mario solicitou a penhora do imóvel de Paulo o que foi deferido pelo magistrado. Paulo, indignado e com os valores para o pagamento pretende se manifestar no processo. Qual procedimento Paulo irá promover na execução?
...