A Prática Trabalhista
Por: Luana8914 • 30/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1]
Instituto Campinense de Ensino Superior
Faculdade Maurício de Nassau
Curso: Direito/ Noite/ 10° P
Alunas: Débora Munique das Neves Lima - 04029392
Luana Cristiane Silva Santos-04028135
Professor: Arthur da Gama
2022
EXCELENTISSÍMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 1° VARA CÍVEL (FAZENDA PÚBLICA) DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE MUNICÍPIO X SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ESTADO Y.
Autos processuais n° ..............
Marta, brasileira, estado civil, inscrita no cadastro de pessoas físicas CPF n° ......, RG ....., residente e domiciliada na rua ......, n° ...., bairro ......, cidade......, no Estado de ......, CEP......, endereço eletrônico e-mail ......, vem a presença de Vossa Excelência por intermédio de seu advogado, infra assinado, interpor:
RECURSO DE APELAÇÃO
Em face da sentença de folhas......, procurada por esse Digno Juízo a que requerendo desde já, que seja anexada apensada aos autos processuais em epígrafe e remetidos ao Egrégio Tribunal Federal da ...., Região informado, por oportuno, que foram recolhidas as custas e preparo recursais, nos termos do art. 1007 do CPC e da tempestividade do referido recurso, termos do art.1009 do CPC
Termos em que pede e espera deferimento
Cidade/Estado.
27/09/2022
Advogado ......, OAB .....
MODELO DAS RAZÕES
RAZÕES RECURSAIS
Apelante: Marta
Apelada: União Federal / Fazenda Pública
Origem: processo n° ............., 1° Vara Cível da Comarca de .......
ÉGREGIO TRIBUNAL
COLENDA CÂMARA
Eméritos Desembargadores
- BREVE SINTESE DOS FATOS
Tratam os autos sobre ação interposta por União / Fazenda Pública, sobre o montante do dinheiro da apelante Marta, no qual o valor é de 20.000,00 (vinte mil reais), onde a mesma recebeu do seu pai por doação, e 150,000.00 (cento e cinquenta mil reais) que é de um rateio do patrimônio decorrente de liquidação de entidade de previdência privada, e um valor de 25.000,00 (vinte cinco mil reais), referente a ação de danos morais.
Não obstante tenha sido devidamente demonstrado o direito do autor, o juiz de primeiro grau entendeu por JULGAR IMPROCEDENTE o pedido feito na inicial, alegando que a mesma não declarou os impostos dos valores recebidos.
Entretanto, o entendimento trazido na sentença não merece prosperar, pois os bens adquiridos por herança ou doação são isentos de impostos, é por tanto não tributáveis.
Assim, a sentença atacada por este recurso merece ser integralmente reformada, conforme argumentos a seguir, sendo instrumento para viabilizar tal reforma o presente recurso de Apelação conforme o art. 1009 do CPC.
- DO CABIMENTO
Nos termos do § 1°, do art.203 do CPC, sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz, com fundamento nos arts. 485 e 487, CPC, põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução.
A decisão impugnada pôs fim à fase cognitiva do procedimento comum, rejeitando o pedido formulado na ação, com fundamento no art.487, inciso I do CPC, tratando-se, portanto, de uma sentença.
Dessa forma, verifica-se que o recurso adequado para combater a decisão de fls. XXI é a apelação.
II-I- DA TEMPESTIVIDADE
...