A Prova Psicologia Criminal
Por: Symone Costa • 10/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 339 Visualizações
1ª) Questão: CONCEITOS - Ciências Biológicas: fornecem os elementos naturais e orgânicos que influenciam ou determinam a conduta do criminoso; Vitimologia: estuda a vítima e sua relação com o crime e o criminoso; Criminalística: é o ramo do conhecimento que cuida da dinâmica de um crime. Estuda os fatores técnicos de como o crime aconteceu. Há um setor especializado da polícia destinado a essa área
[pic 1]Verdadeiro [pic 2] Falso
2ª) Questão: A criminologia é empírica, pois se baseia na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos. É interdisciplinar e, portanto, formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, política, a antropologia, o direito, a filosofia e outros. Quando surgiu, a criminologia tratava de explicar a origem da delinquência (crime), utilizando o método das ciências naturais, a etiologia, ou seja, buscava a causa do delito.
[pic 3]Verdadeiro [pic 4] Falso
3ª) Questão: DEMOCRACIA - O pensamento grego clássico não atribui a democracia a situação de maior estabilidade e maior propensão a violência. Heródoto, em seu terceiro livro, de certa forma, acredita-se que a violência não é inerente ao Estado, existe em sua gênese e na sua manutenção.
[pic 5]Verdadeiro [pic 6] Falso
4ª) Questão: Violência não é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. Não é o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
[pic 7]Verdadeiro [pic 8] Falso
5ª) Questão: A violência explícita existe quando não há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Rituais de iniciação não podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas pelas sociedades que o praticam.
[pic 9]Verdadeiro [pic 10] Falso
6ª) Questão: Lombroso é considerado o marco da Escola Escola Positivista. Baseado nas ideias Iluministas ele propõe a humanização das penas, além disso, critica a Escola Clássica no que diz respeito a utilização de uma metodologia lógico-dedutiva, metafísica, onde não existia a observação empírica dos fatos.
[pic 11]Verdadeiro [pic 12] Falso
7ª) Questão: A criminologia é dividida em escola clássica, escola positiva e escola sociológica. Já existiram várias tendências causais na criminologia. Baseado em Rousseau, a criminologia deveria procurar a causa do delito na sociedade; baseado em Lombroso, para erradicar o delito deveriam encontrar a eventual causa no próprio delinquente e não no meio.
[pic 13]Verdadeiro [pic 14] Falso
8ª) Questão: PRINCIPAIS FUNÇÕES DA CRIMINOLOGIA - Uma das funções principais da criminologia é estabelecer uma relação estreita entre três disciplinas consideradas fundamentais: a psicopatologia, o direito penal e a ciência político-criminal. Outra atribuição da criminologia é, por exemplo, elaborar uma série de teorias e hipóteses sobre as razões para o aumento de um determinado delito.
[pic 15]Verdadeiro [pic 16] Falso
9ª) Questão: A pedofilia não é uma parafilia na qual a atração sexual de um indivíduo adulto está dirigida primariamente para crianças pré-púberes ou ao redor da puberdade. A pedofilia, não é considerada, no Brasil, tanto um crime quanto um desvio psicológico-sexual.
[pic 17]Verdadeiro [pic 18] Falso
10ª) Questão: CONCEITOS - Psicologia Criminal: é ciência que demonstra a dimensão individual do ato criminoso; estuda a personalidade do criminoso, orientando a Criminologia; Psiquiatria Criminal: é ramo do saber que identifica as diversas patologias que afetam o criminoso e envolve o estudo da sanidade mental.
[pic 19]Verdadeiro [pic 20] Falso
11ª) Questão: A violência não se diferencia de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência não se caracteriza pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
[pic 21]Verdadeiro [pic 22] Falso
12ª) Questão: ACESSO A ARMAS DE FOGO - Há correlação observável entre o acesso a armas de fogo e violência, apesar desse instrumento tornar a violência menos efetiva e fácil. Análises estatísticas sugerem que a correlação pode ser até inversa.
[pic 23]Verdadeiro [pic 24] Falso
13ª) Questão: Os estudos em criminologia têm como finalidade, entre outros aspectos, determinar a etiologia do crime, fazer uma análise da personalidade e conduta do criminoso para que se possa puni-lo de forma justa, identificar as causas determinantes do fenômeno criminógeno, auxiliar na prevenção da criminalidade; e permitir a ressocialização do delinquente.
[pic 25]Verdadeiro [pic 26] Falso
14ª) Questão: A criminologia é ciência moderna, sendo um modo específico e qualificado de conhecimento e uma sistematização do saber de várias disciplinas. As partir da experimentação desse saber multidisciplinar surgem teorias.
[pic 27]Verdadeiro [pic 28] Falso
15ª) Questão: PSICOPATAS - As características de um psicopata não emergem no início da infância, persistem ao longo de toda a vida e não são em grande medida hereditários, embora de modo algum o sejam completamente.
[pic 29]Verdadeiro [pic 30] Falso
16ª) Questão: VIOLÊNCIA FÍSICA - A violência psicológica não consiste em um comportamento específico por parte do agressor, seja este agressor um indivíduo ou um grupo específico num dado momento ou situação. Muitas vezes, o tratamento desumano tais como rejeição, depreciação, indiferença, discriminação, desrespeito, punições, não podem ser consideradas graves tipo de violência.
[pic 31]Verdadeiro [pic 32] Falso
...