A Questão Social
Por: Debora Bandim • 12/9/2016 • Artigo • 424 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
A questão social constitui-se em torno das grandes transformações econômicas, sociais e políticas, ocorridas na Europa no século XIX e desencadeadas pelo processo de industrialização. O Capitalismo já revelava sua face mais degradante, com a exploração dos trabalhadores, desigualdade social e exigindo um trabalho árduo de homens, mulheres e crianças, no decorrer do processo, os operários foram adquirindo conhecimento político e começam a lutar por melhorias nas condições de trabalho, salário e condição de vida.
A burguesia explorava de forma excessiva o proletariado na compra da força de trabalho, conhecido como mais-valia que é uma exploração excedente da força de trabalho, ou seja, exploração da mão de obra assalariada, que aumentava mais ainda o lucro da classe dominante. Então, os proletariados se organizaram para lutar por melhores condições de vida e trabalho. As manifestações e resistências da classe fizeram com que a burguesia criasse as leis para conter as massas, para que assim continuassem no controle e com maiores lucros.
E então, surge a profissão de assistente social, a base para o surgimento do Serviço Social foi o assistencialismo e os interesses da burguesia, aliada às doutrinas da Igreja Católica, que tinham por objetivo ampliar sua legitimidade e poder político, e então foram fundadas as primeiras escolas de Serviço Social para suprir as demandas de profissionais, na America Latina os primeiros países a receber as escolas foram o Chile, Brasil e o Peru.
A questão social vem como consequência pelas mazelas do capitalismo, quanto mais o capitalismo cresce, maior é o aumento da pobreza, miséria e desigualdade social. E nos dias de hoje, vivemos a mesma situação que os operários viviam antigamente, porém de forma camuflada. Podemos observar o mercado de trabalho atual, a tecnologia, a globalização, a mídia, as formas precárias de trabalho, terceirização e os direitos sociais cada vez mais reduzidos. Pode-se ver também, o estado de miséria e pobreza no século XXI, também nos dias de hoje enxergamos com clareza que a luta de classe se perdura desde o inicio do capitalismo.
Podemos ver atualmente, que a política reforça o capitalismo, estimulando a desigualdade social e a luta de classes. Infelizmente, vemos uma sociedade com um grande contraste social. Os salários são desiguais, é nítido ver que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza extrema, miséria e na luta diária para viver dignamente. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto, que tem muito a crescer e construir na área social.
...