A REFLEXÃO SOBRE O FILME 1984
Por: wilksiney • 29/11/2016 • Resenha • 462 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
Reflexão sobre o filme 1984
O filme tentou retratar um provável futuro de uma sociedade em 1984. Mas ao mesmo conseguia ir além de sua proposta.
Pois, o que vemos hoje na sociedade dita contemporânea, foi totalmente espelhado no filme. Principalmente no que diz respeito, ao controle de massas através da mídia manipulada, do controle da vida das pessoas seja pela vigilância cibernética, seja pelas câmeras nas ruas, da alienação dos indivíduos por meio das redes sociais e do poder de comando nas mãos de poucos.
Portanto percebesse que o filme foi atemporal e é mais atual do que 1984.
CURSO DE DIREITO - TURMA RF 2NC
Disciplina: Sociologia Jurídica
Docente: Hilderline C. de Oliveira
Aluna (o): Wiksiney Porfírio Nunes
Reflexão sobre o filme Ilha das flores
Ao assistir o filme Ilha das Flores e ser provocado a fazer uma reflexão sobre o mesmo, poderia ser levado a falar de várias situações tais como: fome, desperdício alimentar, saúde humana, miséria, pobreza, liberdades, exclusão social, poder, dinheiro, oportunidade, meio ambiente e até mesmo sobre o telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor dos seres humanos.
Mas focarei a minha reflexão crítica no sistema capitalista, principalmente nos que diz respeito à produção de alimentos e seu desperdício e o poder do capital ou dinheiro relacionado a oportunidades e exclusão social.
Verifiquei que o filme foi produzido em 1989, ou seja, há 26 anos e é interessante ou se não dizer assustador, que ainda nos dias atuais continuamos a produzir além do que necessitamos haja vista tamanho desperdício, constatado e apontado em matérias jornalísticas e pesquisas. Portanto a crítica que faço ao sistema capitalista, em relação produção e mais precisamente a de alimentos, é que até hoje se produz muito e ao mesmo tempo também se desperdiça muito, o que se mostra bastante irracional, haja vista milhões de pessoas ainda passarem fome no mundo, quando muito desses alimentos poderiam ser melhor aproveitado e ou distribuído.
Já em relação ao poder do capital, o filme deixa bastante evidenciado a forma de distribuição deste “valioso bem” tão disputado pela sociedade contemporânea, principalmente quanto fala da prova de história e identifica as Capitanias Hereditárias. Outra situação também ratificada é o acesso ao capital, e que ainda nos dias atuais continua restringido a poucos, e a exclusão social pelo não acesso a este bem é para grande parcela da sociedade. Ou seja, poucos têm um acesso digno a oportunidades, lazer, alimentos, saúde, educação e etc.
Em resumo percebesse que os seres humanos providos de um telencéfalo altamente desenvolvido e um polegar opositor, ainda não conseguiram criar um sistema justo e igualitário, que promova uma redução no abismo social, fazendo com que todos tenham acesso aos direitos por eles proclamados em suas CONSTITUIÇÕES.
...