A Relação entre o consumismo e o lixo eletrônico: impactos ambientais
Por: larib14 • 17/4/2018 • Dissertação • 616 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
TEORIA ECONOMICA
A relação entre o consumismo e o lixo eletrônico: impactos ambientais
- INTRODUÇÃO
A questão do lixo eletrônico tem sido amplamente discutida nos últimos anos, e não é pra menos. O lixo eletrônico proporciona hoje, no Brasil, uma boa oportunidade de reflexão a respeito do desenvolvimento desorganizado somado ao consumo inconsciente. Impulsionados pelo capitalismo e pelo intenso desenvolvimento tecnológico, a população vem se tornando cada vez mais consumista. Diariamente, milhares de aparelhos e equipamentos eletrônicos são substituídos pois se tornam antiquados aos olhos de seus donos.
Dessa forma, esse consumismo exacerbado contribui de forma direta para o aumento do chamado lixo eletrônico. Sabe-se que esses materiais podem, certas vezes, ser reciclados e reutilizados. No entanto, por serem tóxicos esses equipamentos não podem ser encarados e descartados como lixo comum, pois assim, acabariam prejudicando o meio ambiente e também os indivíduos, através de efeitos na saúde provocados pelas condições ambientais.
Assim, o objetivo do presado artigo, é discorrer a cerca dessa problemática, das consequências causadas por a mesma e possíveis soluções para esse impasse no Brasil.
A PROBLEMATICA DO LIXO ENTRONICO NO MUNDO MODERNO
O lixo eletrônico pode ser considerado um resíduo sólido especial de coleta obrigatória e configura-se como um grave problema para o ambiente e para a saúde desde a sua produção até seu descarte, pois o mesmo é constituído por materiais pesados e altamente tóxicos, como o chumbo, cobre que podem atingir o lençol freático e poluir regiões inteiras. As indústrias que produzem esses tipos de materiais, prejudicam tanto os trabalhadores envolvidos como também as comunidades localizadas ao redor desta indústria.
A área da informática não era vista tradicionalmente como uma área poluidora, no entanto com o avanço tecnológico os equipamentos estão sendo trocados com uma facilidade incrível, em tempo cada vez mais curto, pois os indivíduos buscam os aparelhos cada vez mais modernos. Assim, os mesmos descartam os eletrônicos já utilizados no lixo, ocasionando um grande impacto ambiental.
De acordo com FRUET citado in (CARPANEZ, 2007):
“O problema de lançar esses produtos na cesta de lixo é grande. Chumbo, cádmio e mercúrio, metais presentes no interior de algumas pilhas e baterias, podem contaminar o solo, lagos e rios, chegando finalmente ao homem. Se ingeridos em grande quantidade, os elementos tóxicos podem ocasionar, também, males que vão da perda do olfato, da audição e da visão, até o enfraquecimento ósseo.”
O mundo inteiro tem demonstrando preocupação com o aumento da poluição advinda do lixo eletrônico, principalmente os países desenvolvidos, que tentam tomar medidas para solucionar esse impasse. Entretanto, ainda existem os países que não tomam atitude alguma em relação a esse sério problema. Segundo estatísticas, nos Estados Unidos por exemplo, dos 300 milhões de computadores despejados nos lixões anualmente, apenas 14% são reaproveitados. No Brasil, quase que todo o lixo produzido, é mandado diretamente para o lixão.
...