A USINA TERMOELÉTRICA DE IGARAPE
Por: Rafaela131313 • 4/4/2019 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
USINA TERMOELÉTRICA DE IGARAPE
13/06/2017
A construção da usina termoelétrica de Igarapé deu-se no ano de 1952. No entanto, somente em 1978 entrou em funcionamento, gerando energia para o país.
O seu funcionamento é feito pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão, gás mineral, óleo. Primeiramente, se aquece uma caldeira com H2O, e essa água será transformada em vapor, cujo este movimentará as pás das turbinas e em seguida o gerador. Ou seja, a energia cinética proveniente do liquido, transforma-se em energia térmica, até ser transformada em vapor e por último em energia elétrica.
Como há a queima de combustíveis fósseis, os mesmos são retornados á atmosfera junto a fumaça, gerando impactos ambientais.
As vantagens de se utilizar uma usina termelétrica são que estas podem ser construídas próximas a centros urbanos, diminuindo as linhas de transmissões e desperdiçando menos energia. Também são usinas que produzem uma quantidade constante de energia elétrica durante o ano inteiro, ao contrário das hidrelétricas, que tem a produção dependente do nível dos rios. E as desvantagens de se utilizar a mesma é que há grande contribuição com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas, devido a queima de combustíveis. No caso das usinas termoelétricas de Angra dos Reis que usam como fonte de calor energia nuclear, além da poluição térmica ainda existe o problema do lixo atômico.
A termoelétrica tem grande valor econômico e cultural por apresentar diversas formas de se entender determinado tipo de obtenção de energia elétrica, fornecendo tais para as casas, entre outros.
...