A Universidade, pesquisa e extensão
Por: Giovane De Luca • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 549 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Ana Paula da Silva
Capítulo 1 – Universidade, pesquisa e extensão
Respostas da Atividade
- Analisando a história da Universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de Universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu?
R: A transformação do ensino superior à condição de Universidade se deu após o ano de 1930 na “Era Vargas” (Governo de Getúlio Vargas). Este processo de transição de condição de ensino superior para Universidade aconteceu no decorrer da evolução governamental, pois desde 1808 onde se iniciou os fundamentos do ensino no Brasil repassados a população da época foi efetuada pelos Jesuítas com base em fundamentos Filosóficos e teológicos com princípios religiosos, pois os professores da época eram Padres trazidos da Europa pela família real portuguesa. Após a Proclamação da Republica as discussões sobre o ensino e assuntos direcionados a Educação no Brasil, especificamente sobre as Universidades, tiveram um impulso maior. Em decorrência do crescimento e desenvolvimento do paíz, gerou uma necessidade de organização nacional pela demanda industrial e urbana, no fator de preparação dos profissionais que atenderiam a este crescimento comercial e urbano do paíz . E toda está evolução na Qualificação educacional de nosso país aconteceu entre Revoluções, Ditaduras Militares, Governantes Radicais cortando verbas para as Universidades Publicas Lutas das Categorias da Educação, Promovendo Fóruns, Provendo Votações de Leis e Diretrizes para que hoje possamos ter acesso as Universidades de nosso Paíz.
- Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim responda quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma Universidade?
R: Uma Universidade para ser qualificada como tal, tem que garantir o Tripé como base curricular (pesquisa, ensino, extensão), pois assim neste conceito cada curso oferecerá orientações com segmentos sólidos, que darão suportes qualificados ao corpo docente e aos acadêmicos na realização de seus projetos, tendo a vantagem de assim serem orientados na teoria e na prática.
- Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.
R: O ensino superior no Brasil está perdendo princípios fundamentais baseando-se focando somente no ensino, pois ensinar é uma arte e arte não é feita sem beleza e harmonia que são suas bases, e tudo que gera vida tem amor, paciência e dedicação que são uma base pra qualquer projeto ser concluído com planejamento e perfeição. E não há extensão sem participação mutua de universidade e corpo docente. O ser humano é composto de: Mente corpo e espírito, Mente (aprende com alguém ou algo que lhe ensina), corpo (que se relaciona num espaço físico com outros corpos), espírito (caráter (ID) que sem direcionamento fica sem base no campo de sua existência. O aprendizado de um bom profissional tem que ter pesquisa, ensino e extensão. Pois sendo de outro modo, vai ser preparado apenas na técnica e o sistema organizacional de um paíz na prática nunca funciona só com técnica, pois só maquinas são técnicas, e mesmo assim precisam da experiência e paciência e estratégias do seu montador, para que esta maquina funcione perfeitamente. Ensino superior ensina como é uma profissão, Universidade forma Profissionais Para Cuidar de uma Nação.
...