A Vida em Cores
Por: 12345678963 • 5/5/2015 • Resenha • 932 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
Curvas e superfícies
Curvas e Superfícies são objetos como as Malhas, mas são diferentes já que eles podem ser representador por funções matemáticas, baseados em pontos de controle.
Blender implementa curvas de Bézier e NURBS, ainda que eles seguem diferentes leis matemáticas, são definidos em termos de pontos de controle e estes pontos definem um polígono de controle. Curvas e Superfícies tem vantagens e desvantagens comparados com as malhas.
Algumas técnicas de modelagem são possíveis com curvas, como curvas que representam caminhos.
Curvas
Esta secção descreve curvas de Bézier e NURBS, e mostra como elas são usadas no Blender.
Béziers
Curvas de Bézier são as mais usadas para o desenho de figuras e logos. Ë bem importante entender o comportamento de elas, já que também são usadas amplamente na animação. Por exemplo, o IPO (InterPOlation) do Blender usa estas curvas para representar as curvas do tempo.
Um ponto de controle duma curva de Bézier consiste de um ponto e dois manipuladores. O ponto, no meio, é sempre usado para mover o ponto de controle. Também pode-se selecionar os dois manipuladores, permitindo mudar a forma da curva, estes manipuladores são de diferentes tipos.
- Manipulador livre. Pode-se escolher este tipo apertando a tecla HKEY.
- Manipulador alinhado. Pode-se escolher este tipo apertando a tecla HKEY.
- Manipulador vetor. Este sempre aponta par o anterior ou posterior manipulador, pode ser escolhido apertando a tecla VKEY.
- Auto Manipulador. Este manipulador é completamente automático em tamanho e direção, selecione-o apertando as teclas SHIFT+H.
[pic 1]
Quando seleciona algum de estes, o ponto de controle ou os manipuladores, pode-se aplicar as operações comuns de rotação, translação e escala (teclasRKEY, GKEY, SKEY). É importante conhecer que a curva de Bézier tem a propriedade de resolução, o qual define um número de pontos, os quais são computados entre cada par de pontos de controle.
[pic 2]
NURBS
Estas curvas são definidas como polinômios racionais, e são mais gerais que B-Splines e curvas Bézier. Elas tem um grande conjunto de variáveis, as quais permitem criar formas matematicamente puras. Mas o trabalho com elas precisa de mais intuição. Neste tutorial não vamos falar sobre NURBS, o objetivo desde tutorial é o trabalho com curvas Bézier.
[pic 3]
Trabalhando o exemplo
As curvas do Blender provêem um rápido e fácil jeito de construir agradáveis textos e logos. Então vamos desenhar uma figura, mas para esse propósito precisamos de uma imagem de essa figura.
[pic 4]
Agora é preciso carregar essa imagem como a imagem de fundo na janela de desenho do Blender.
[pic 5]
Para voltar à janela 3D aperte SHIFT+F5. Logo depois você pode ocultar a imagem de fundo retornando ao passo anterior com SHIFT+F7 e depois quitar a imagem de fundo.
[pic 6]
Começamos criando uma curva Bézier apertando SHIFT+A>>CURVE>>BEZIER CURVE. Um segmento de curva aparece na janela 3D do Blender e ela está em modo de edição. Agora podemos mover com os pontos e tentar fazer uma curva fechada que descreva a silhueta da figura mostrada acima.
[pic 7]
Pode-se agregar pontos na curva selecionando dois pontos de controle adjacentes e apertar WKEY>>Subdivide ou também pode selecionar um dos endpoints e manter apertado a tecla CTRL e depois com LMB criar um novo ponto na janela 3D. Note que o novo ponto está conectada à os pontos adjacentes ou com o endpoint antigo. Uma vez agregado o ponto, este pode ser movido apertando a tecla GKEY. Pode-se mudar a orientação da curva nos pontos de controle mudando as orientação e posições dos manipuladores, tal como mostra a figura embaixo.
...