A formação do estado baseado nas teorias existentes
Por: gustavogenari • 5/4/2016 • Dissertação • 367 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Acadêmico: Gustavo Stortti Genari Direito: 2A
Teoria Geral do Estado e Ciências Políticas
Quais foram as causas preponderantes para a formação do estado e como esse processo ocorreu? Justifique sua resposta considerando pelo menos uma teoria
Anteriormente a formação do Estado, o homem vivia em barbárie. Um período que não haviam normas bem estabelecidas, o sistema moral não existia, a insegurança era grande e as pessoas agiam conforme seus instintos.
Com o passar do tempo, as pessoas começaram a necessitar um ambiente em que pudessem se desenvolver e reproduzir com segurança, e para isso começaram a se agrupar.
Uma das teorias se baseia na reunião de famílias sob a autoridade patriarcal, é a teoria de origem familiar.
Outra trata que a origem se deu por atos de violência e conquista, onde os mais fortes se sobrepujavam aos mais fracos, já que na antiguidade os homens viviam em guerra permanente.
Há também a que diz o Estado ter se originado naturalmente para proteger e legitimar a propriedade privada, defendida por Engels.
Diversas teorias versam sobre a origem do Estado, sejam elas por agrupamentos familiares, ou por atos de força, ou por causas econômicas, ou por meio dos contratos sociais. Impossível é adotar apenas uma teoria, visto que no desenvolvimento da humanidade o homem passou por diversas necessidades e experiências que fazem do conjunto dessas teorias a explicação mais provável para a origem do Estado.
Dessa forma, podemos observar que os primeiros esboços de Estado podem ter surgido de origem familiar e assim terem aumentado, visando conquistar e proteger territórios, legitimando a propriedade e, na medida que se formou uma coletividade, os membros desta abrem mão de sua liberdade individual para legitimarem o poder Estatal em troca de segurança e conforto.
...