ANONYMOUS – O INÍCIO DE UMA NOVA ERA NA GLOBALIZAÇÃO DA INTERNET E O ATIVISMO CIBERNÉTICO
Por: Roberta Moreira • 19/11/2018 • Artigo • 6.761 Palavras (28 Páginas) • 211 Visualizações
ANONYMOUS – O INÍCIO DE UMA NOVA ERA NA GLOBALIZAÇÃO DA INTERNET E O ATIVISMO CIBERNÉTICO
Fernanda Pedrozo Ravazi[1]
Roberta Moreira[2]
RESUMO
O presente artigo pretende mostrar e ampliar o conhecimento do leitor ao informar toda trajetória da criação da internet até os dias atuais em que a mesma se tornou globalizada num processo de evolução que foi capaz de modificar a história da humanidade, ampliar os conhecimentos e as fontes de informação, a liberdade de expressão e de comunicação. Tendo se tornado um meio imprescindível no qual depende dela para realização de tarefas, bem como a sua utilização como uma fonte, um fornecimento de informações. Com o avanço da internet e a sua disseminação mundial foram criados grupos de revolucionários da internet, funcionando como um cérebro global, o que para os governos e grandes corporações não passava de ciberterrorismo, o que para a população esse grupo lutava por uma liberdade de informação que independesse da permissão do próprio governo para serem lançadas em rede, portanto o que começou com pesquisas militares evoluiu e se tornou algo maior: a conexão, não de redes, mas sim de pessoas, a interação faz com que ganhem poder e o poder leva ao conhecimento. Portanto busca-se aprofundar na caracterização desse grupo denominado Anonymous em que inexiste líderes e foi capaz de produzir uma revolução em massa e movimentou milhares de pessoas para as ruas através de manifestações que até hoje intimidam muitos líderes governamentais. Vamos analisar sua influência e a gigantesca dimensão que a internet tomou, bem como o fator que fez ela transformar o século XXI.
PALAVRAS-CHAVES: Anonymous. Fontes de Informação. Ciberterrorismo. Internet.
ABSTRACT
This article intends to show and enlarge the knowledge of the reader informing all the trajectory of the creation of the internet up to now in which it has become globalized in a process of evolution that was capable to modify the mankind’s history, extend the knowledge and sources of information, freedom of speech and communication. It became a necessary medium in which depends upon itself in making tasks, as well as its use as a source of information. With the advance of internet and its worldwide dissemination, groups were created by revolutionaries, working as a global brain. If it was nothing but cyberterrorrism to the government, on the other side, to the population this group fought for freedom of information, which was independent of the permission of the government itself to be released on the web. Therefore, what started with military researches evolved and became something bigger: a connection, not network connection, but a people connection. The interaction makes the people get power, and power takes to knowledge. So one tries to go deep in the characterization of this group so-called Anonymous in which has no leaders and it was capable to produce a large-scale revolution and brought thousands of people to the streets by making manifestations that intimidate many government leaders up to now. Let’s analyze its influence and the huge dimension that internet has taken, as well as the reason that made that change the 21st century.
KEY-WORDS: Anonymous. Source of informations. Cyberterrorism. Internet.
SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 Primeiras Ações; 2.1 O Nascimento – 4chan; 2.2 Guerra Contra a Cientologia – A Metamorfose; 2.3 O Movimento vai as Ruas; 2.4 Wikileaks; Referências; Anexos
1 INTRODUÇÃO
O cotidiano, a existência também se resume a uma forma organizacional para uma nova era da informação: a internet, uma rede. É a base tecnológica, é a base para resolver, informar, se readaptar a todos os problemas do dia a dia, bem como também a ajuda, a busca, a própria necessidade, pois sem a internet nos dias de hoje não conseguiríamos nem metade das informações que precisamos e muito menos as resoluções dos problemas. E para simplificar o conceito de rede, elas são as fornecedoras de recursos e esses recursos permitem ampliar o conhecimento, assim como a capacidade de gerar informações. É uma fonte de conhecimento que está disponível para todos e a sua história é extraordinariamente uma revolução no comportamento humano bem como na sua capacidade de se integrar e interagir em uma rede interligada.
O ser humano pode ser capaz de cooperar um com o outro e ter em suas mãos a liberdade de informação superando as barreiras da competição e os direitos de propriedade. Com os avanços da comunicação as pessoas acabam se conectando, os meios de comunicação entre as pessoas se expandem, segundo a própria história da internet, ela surgiu a partir de pesquisas militares na década de 60 em época da guerra fria, os americanos por sua vez com medo dessas pesquisas serem vazadas acabou criando a ARPA (Advanced Research Projects Agency) com o objetivo de superar a tecnologia militar da União Soviética, denominava-se então a Arpanet no qual era um programa pequeno formado por um dos departamentos da ARPA.
Os militares dos EUA produziram um estudo para avaliar como as linhas de comunicação poderiam ser estruturadas e permanecessem intactas caso houvesse algum ataque, os estudos então deram início a um impulso de implantação do sistema de informação em rede num projeto de Pesquisa Avançada em 1968. Era crucial que essa rede pudesse sobreviver mesmo a qualquer ataque de computador, ou com a total destruição do mesmo e que fosse diferenciada, por exemplo, de uma rede de telefonia norte-americana.
Então o processo de comunicação em rede era basicamente simples, qualquer computador poderia se ligar a Net, sendo em qualquer lugar e a informação era imediatamente trocada, as mensagens de e-mail eram a base das comunicações e nem todas se tratavam de assuntos militares. Com a disseminação da internet, em 1975 já eram cerca de dois mil usuários os quais eram permitidos um acesso livre à Net, porém somente entre professores e pesquisadores da área, em universidades ligadas a pesquisa e essa visão educacional dos professores compreendia a rede como um compartilhamento de informações. Entretanto, para quem desenvolveu a Internet o que interessava realmente era o lucro a ideia inicial era que fosse um sistema de comunicações em que só os ricos e poderosos poderiam utilizar, mas a ideia acabou sendo outra, Berners-Lee, um cientista da computação queria transformá-la em algo maior: desejava que a internet fosse algo maior e livre, que qualquer pessoa pudesse utilizá-la e não houvesse donos, “fosse um meio de comunicação em massa”. A maioria das pessoa já possuía a crença de que a internet dava poder aos seus usuários e somente poderia oferecer vantagens, mais liberdade, mais conhecimento, mais poder.
...