ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ECONOMIA
Por: Karol Faustiny • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ECONOMIA
PROF. GIOVANI PAPINI
Ana Caroline Faustino Da Silva
RA: 6814008460
1° SÉRIE B
Alessandra Antunes Gonçalves
RA: 8412935668
2° SÉRIE B
Carlos Henrique Sassi Dos Santos
RA: 8805353331
1° SÉRIE B
Clairton Rosa Machado
RA: 9095453732
1° SÉRIE B
Eduardo Santana
RA: 9056438837
1° SÉRIE B
Elói Antônio Cherobini
RA: 9095453749
1° SÉRIE B
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar como se dão as políticas econômicas,
Microeconomia e Macroeconomia.
Nesse contexto é apresentado como funciona essas políticas econômicas, bem como as suas vantagens e desvantagens para economia empresarial e economia do país.
É apresentado uma breve explicação de Micro e Macroeconomia, e como funciona as mesmas no cotidiano econômico pessoal, e estatal.
ETAPA 3
Passo 4
A IMPORTÂNCIA DA OFERTA E DA DEMANDA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE MERCADO
Em uma economia de mercado os mecanismos de preços resolve os problemas fundamentais da economia.
MICROECONOMIA
A microeconomia estuda como os preços podem harmonizar a oferta e a demanda gerando equilíbrio.
A DEMANDA
A demanda ou procura é a quantidade de determinada mercadoria que os compradores desejam adquirir de acordo com cada preço dado.
Por exemplo se o preço de um determinado bem aumenta a demanda por esse bem diminui e se o preço diminui a demanda aumenta.
Esse comportamento inverso entre o preço do bem e a quantidade demandada, funciona para maioria dos bens e serviços é tão universal que se chama lei da demanda.
A quantidade demandada de um bem diminui a medida que o preço dele aumenta
Existem outros fatores além do preço que são importantes para demanda, são eles:
Preço dos bens substitutos, Preço dos bens complementares, Renda dos consumidores e Gosto dos consumidores.
Supondo que pessoas gostem indistintamente de dois tipos de produtos parecidos ou substituíveis se um deles aumenta as pessoas automaticamente vão diminuir o consumo desse bem e passarão a consumir o outro.
Isso acontece por que são bens substitutos.
Já nos bens complementares se um dos produtos aumenta faz com que diminua a demanda do outro. Ex: se o pão aumenta o consumo cai para o pão e a margarina mesmo que ela tenha se mantido inalterada.
Outro fator que altera a demanda é a renda quando ela aumenta, aumenta a demanda da maioria dos bens, isto é os consumidores compram mais de todas as coisas a isso chamamos de bens normais. No entanto há exceções como os bens inferiores nesse caso quando o indivíduo tem um aumento na renda ele passa a consumir menos bens inferiores.
Por fim temos a questão do gosto, a demanda por bens pode ser alterada se houver mudanças no gosto dos indivíduos. Isso pode acontecer por meio de campanhas publicitárias, modismo ou atitudes sociais.
A OFERTA
É a quantidade de mercadoria que os vendedores querem oferecer de acordo com cada preço dado. Ex: determinado produto e fabricado com base no valor X se aumentar o valor o produtor tem condições de produzir uma quantidade a mais para dispor no mercado. Se o valor diminuir o produtor tem menor recurso com isso a produção diminui.
Essa relação direta entre o preço do bem e a quantidade ofertada é o que chamamos de lei da oferta.
A quantidade ofertada de um bem aumenta à medida que o preço dele aumentar.
DE QUE FORMA O AUMENTO DA DEMANDA AFETA O CUSTO LOGÍSTICO DAS ORGANIZAÇÕES
ANP prevê crescimento de consumo total de combustíveis no Brasil
Segundo a Agencia Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
A demanda por combustíveis deve aumentar entre 4 e 5% em 2014. Diante desse crescimento também haverá a necessidade de importação de óleo diesel e gasolina uma vez que o parque de refino da Petrobrás é insuficiente para atender todo o mercado, dependendo ainda da produção de etanol no país.
Esse aumento pode acarretar vários problemas, como aumento do custo da gasolina e consequentemente aumentando todos os outros seguimento de logística. Ex: a demanda por combustíveis aumenta seguida da insuficiência de suprí-la, daí a necessidade da importação o que vai diferenciar diretamente no preço.
Com o aumento do preço da gasolina há também o aumento de outros seguimentos que se faz necessário. Um exemplo disso é o transporte que deverá aumentar o custo do frete afetando também as lojas e mercados que deverão agregar esse aumento nos produtos ofertados e diminuindo a demanda de alguns produtos que o consumidor deixará de consumir para suprir outros de sua necessidade.
ETAPA 4
Passo 3
MACROECONOMIA
A teoria macroeconomia tradicional trata fundamentalmente das questões do desemprego e da inflação, consideradas como problemas de curto prazo ou conjunturais, enquanto as teorias de desenvolvimento e crescimento incorporam questões estruturais, que envolvem política cujos efeitos demandam um período maior de tempo para apresentarem resultados, pois exigem mudanças profundas na estrutura econômica e institucional do país.
Os principais objetivos de Política Macroeconômica:
- Alto nível de emprego
- Estabilidade de preços
- Distribuição Equitativa de renda
- Crescimento econômico
Alto nível de emprego
O alto nível de emprego, estabilidade de preço, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico. As questões relativas ao emprego e à inflação são consideradas conjunturas, de curto prazo. É a preocupação central das chamadas políticas de estabilização.
Deve- se salientar que antes da crise mundial dos anos 1930, o desemprego não preocupava a maioria dos economistas, pelo menos nos países capitalista.
Estabilidade de preços
Define-se inflação como o aumento contínuo e generalizado do nível de preço. Costuma-se aceitar que um pouco de inflação faz parte dos ajustes de uma sociedade, dinâmica, em crescimento. Mesmo em países mais desenvolvidos, o controle da inflação também é uma preocupação sempre presente.
...