ATPS: Direito do trabalho e sua evolução
Seminário: ATPS: Direito do trabalho e sua evolução. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreavasconcelo • 21/5/2014 • Seminário • 7.364 Palavras (30 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO SOBRAL-CE – IEDUCARE
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ALUNOS:
ANTONIA ANDREA VASCONCELOS RA: 7985722191
MILLA CRISTIAN LIMA LINHARES RA: 411566
ROSANA SOUZA PEDROZA RA: 7926678069
TUTORA PRESENCIAL: Nárgila Loiola
DISCIPLINA: RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.
POLO SOBRAL-CE - IEDUCARE
Sobral-ce 05 de maio 2014
Sumario
1. Introdução¬¬¬¬¬¬¬¬¬-----------------------------.
2. Descrição da empresa---------------------------------------.
3. Direito do trabalho e sua evolução------------------------------.
3.1 .Direito constitucional do trabalho----------------------------.
4. Modalidades de contrato de trabalho-----------------------------.
5. Jornada de trabalho, intervalos, salario e remuneração---------------------.
5.1Insalubridades, periculosidade e trabalho noturno-------------------------.
6. Ferias gratificação natalina e FGTS-----------------------------------------..
7. Contribuições sócias, Previdência social--------------------------------------.
8. Estabilidade no emprego, (CAT) e segurança do trabalho---------------------.
9. CIPA, EPI, PCSMO E PPRA--------------------------------------------------------------.
10. Convenção coletiva e acordo coletivo----------------------------------------.
11. Considerações finais----------------------------------------------------------------.
12. Referencias bibliográfica-----------------------------------------------------------.
1. Introdução
Este estudo tem com principal objetivo, ressaltar as principais mudanças que aconteceram em relação ao movimento do trabalhador. Todo tem seus direitos e deveres, simplesmente têm que haver um acordo entre ambas as partes. O sindicato é o único veículo pelo qual toda uma classe menos favorecida na sociedade capitalista, a classe trabalhadora, consegue expressar-se politicamente. Os trabalhadores aderem ao sindicato buscando: união; segurança; participação; reconhecimento; e benefícios.
2. Desenvolvimento
2.1. Descrição da empresa.
Empresa: Grendene.
Localização: Sobral (matriz), Fortaleza, Farroupilha, Carlos Barboza (RG) e Teixeira Freitas (Bahia).
Segmento: Comercialização de sandália
Porte/tamanho: grande porte.
Missão: Fazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para empresa e seus parceiros.
Valores: Lucro- o lucro e insubstituível para a continuidade da Grendene e a manutenção dos empregados. Competividade- produtividades crescentes- custos e despesas em exame e redução constatem. Inovação e Agilidade- anteciparem-se as dificuldades, inovar e fazer melhor. Ética-Integridade e respeito.
Números de funcionários: 24.000 funcionários.
3. Direito do Trabalho e suas Evolução:
O Direito do trabalho surgiu em um momento histórico de crise, como resposta política aos programas sociais acarretados pelos dogmas do capitalismo liberal. Seu marco, no contexto mundial, é o século XIX. Direito do trabalho, são normas jurídicas que regem relações entre empregados e empregadores. Estas normas, no Brasil, estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A CLT não é apenas um conjunto de leis, mas de normas jurídicas, entre as quais aborda os contratos coletivos, e não apenas as relações entre empregados e empregadores num contrato de trabalho, mas vai desde a sua preparação com a aprendizagem até as consequências complementares, como por exemplo, a organização profissional. Direitos do Trabalho constitui atitude de intervenção jurídica, em busca de um melhor relacionamento entre o homem que trabalha e aqueles para os quais o trabalho se destina. Procura também estabelecer uma plataforma de direitos básicos. Portanto, a definição de Direito do Trabalho é o conjunto de normas e princípios que regulamentam o relacionamento entre empregado e empregador.
O Direito do Trabalho teve início com a Revolução Industrial, ela que teve como fonte inspiradora a Evolução do Direito do Trabalho, assim podemos dizer que a história do Direito do Trabalho teve origem na abolição da escravatura, em função do uso da mão de obra escrava, e na imigração de trabalhadores europeus, esses que passaram a reivindicar medidas de proteção legal. A primeira Constituição a tratar de Direito do Trabalho foi a de 1934, garantindo a liberdade sindical, isonomia salarial, salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, proteção do trabalho das mulheres e menores, repouso semanal, e férias anuais remuneradas (art. 121). No Brasil, as primeiras normas nesse sentido começaram a surgir antes da virada do século passado, como é o caso do Decreto nº 1.313, de 1891, que regulamentou o trabalho dos menores de 12 a 18 anos. Em 1917 foi criado o Departamento Nacional do Trabalho como órgão fiscalizador e informativo. Assim foi criado a CLT, através do Decreto-Lei nº 5.452 de 10 de maio de 1943, em virtude de haver várias normas trabalhistas, tornando-se necessária sua sistematização. Desta forma, o Constitucionalismo nada mais é do que a ideia de liberdade aplicada no campo das relações sociais, cujas regras servirão de base na orientação dos direitos e deveres do cidadão, incluindo neste dogma os direitos do trabalhador. O constitucionalismo
...