ATPS ECONOMIA 2º SEMESTRE
Por: Elektra17 • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
A economia está presente em nosso dia-a-dia independentemente da área de atuação profissional, suas alternâncias e modificações colaboram de forma decisiva, as vezes interferindo positivamente e outras negativamente, algumas esferas dependem de outros fatores para compor sua base econômica outras dependem exclusivamente das variações da economia. Dentre estas podemos citar a agricultura, o comércio e as indústrias
No setor agrícola os principais fatores que influenciam na formação de preços são climáticos e geográficos , além destes há também a parceria desenvolvida entre os agricultores e o poder financeiro, sendo representada pelas agências bancárias. Os problemas climáticos interferem desde a produção quando delimitam as possibilidades do produtor rural quanto a escolha e o plantio das culturas , já que estas dependem não exclusivamente do clima, mas também da área escolhida para o cultivo. Quanto ao quesito relacionado as finanças o principal investimento obtido pelos agricultores são os financiamentos oferecidos por agências bancárias , dentre elas destaca-se a Cooperativa de Crédito Sicredi que além de facilitar este auxílio também se mantém tendo como base o setor agrícola. A produção agrícola depende de uma alternância entre chuva e sol, frio e calor, ambos necessários para um melhor desenvolvimento de produtos. Uma medida eficaz para a preservação do solo é a rotação entre culturas que possibilita o mesmo a regeneração de sais minerais e nutrientes, contribuindo assim para o melhor crescimento e produtividade de grãos. De modo geral, a economia agrícola é uma das bases da macroeconomia, pois além de fornecer subsídios para atender as necessidades humanas é responsável por grande parte da economia brasileira e mundial. O setor comercial, um dos maiores pilares da economia mundial, tem seus principais problemas encontrados no fato de que políticas públicas voltadas para a queda dos juros permitiram a abertura de crédito o que deixou brechas para o crescimento da inadimplência. Apesar da grande importância desse setor o qual interfere no aumento e na queda de juros, suas oscilações geram no mercado transformações que recaem sobre o consumidor final.
O consumidor adquiriu maior poder de compras, no entanto essa iniciativa gerou um aumento significativo da inflação que causa por conseqüência o aumento dos impostos. Tendo dois lados o positivo que seria maior investimento para suprir as necessidades da população, tais como educação, saúde, segurança, saneamento básico, dentre outros, porém os administradores tornam a sua aplicação negativa já que desviam estes recursos para benefício próprio.Além das vendas há também a prestação de serviços, esta independente das alterações econômicas debilita-se, já que sua necessidade é constante.
No campo industrial a economia afeta diretamente sua permanência no mercado, pois segundo estatísticas a cada cem indústrias apenas dez conseguem se manter no mesmo. Estas quando não conseguem baixar e controlar a inflação sofrem no longo prazo com o aumento das taxas de desempregos. Isso acontece porque ocorre a diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo. Os grandes industriais perceberam com o passar do tempo às vantagens em substituir a mão de obra humana por maquinas que além de realizar o trabalho em menor tempo e aumentar a produção, diminuem os custos em longo prazo. Além disso o aumento do preço da matéria prima causa o aumento do preço final o que interfere no setor de vendas fazendo as mesmas decaírem.
...