AVA – Atividade Colaborativa .
Por: marinabarros22 • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 346 Visualizações
Direito e Legislação
AVA – Atividade Colaborativa
Mulher
Violência ou Liberdade?
Apesar da Lei “Maria da Penha” que protege a mulher da violência doméstica e abuso sexual, encontramos diariamente o descaso com a lei, trazendo assim insegurança a mulher e toda uma população.
Recentemente veio a tona a violência descabida dentro dos coletivos de São Paulo, onde um homem foi preso por violentar uma mulher dentro do vagão de um trem.
Além da violência verbal e explicita o sujeito teve a ousadia de se despir colocando a vitima em situação vergonhosa.
“O levantamento do Ipea mostrou que 58,5% dos entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a tese:
“Mulher pede para ser atacada, conforme roupa a roupa e comportamento apresentado”
Os pesquisadores avaliaram também a seguinte frase: “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. O levantamento mostra que 42,7% concordaram totalmente com a afirmação e 22,4% parcialmente; 24% discordaram totalmente e 8,4% parcialmente.”
De acordo com a pesquisa , homens e mulheres concordam com a afirmação de que: “mulheres que usam roupas que mostram o corpo devem ser atacadas.”
A pesquisa mencionada acima aponta índices de impunidade e negação da lei.
Onde a mulher teoricamente deveria “aceitar” os abusos, já que sua roupa poderiam atrair os ataques, segundo os entrevistados em questão.
O número apresentado é maior do que o esperado pelo governo, onde percebemos que os três poderes não conseguiram manusear bem a lei de proteção a mulher.
Nos últimos dias devido ao acontecido, uma grande parte da população tentou revindicar de várias formas, através de redes sociais, sites, passeatas e protestos.
Nossa Presidente (Dilma Rousseff) se manifestou na última Sexta - Feira dia 28/03/2014.
Pedindo “tolerância zero” na violência contra a mulher.
Disse a Presidente: “ Pesquisa do Ipea mostrou que a sociedade brasileira tem muito o que avançar no combate” à violência contra a mulher. Mostra também que governo e sociedade devem trabalhar juntos para atacar a violência contra a mulher. Dentro e fora dos lares. Tolerância zero à violência contra a mulher”. Escreveu dia 28/03/2014 através do Twitter.
Segundo Dilma, as pesquisas mostram a necessidade de garantir aplicação de leis. Como a lei Maria da Penha, que protege mulheres da violência doméstica e familiar. “O resultado deixa claro o peso das leis e das políticas no combate à violência contra a mulher”.
Nossa pesquisa tenta levantar uma tema onde existe uma Lei e o conhecimento dela. Perante a sociedade e governo.
Porém parece que só é lembrada quando um a mulher é vítima de um atentado ou de algo que causa comoção na sociedade.
Depois de alguns dias, meses ou anos.. A lei é novamente esquecida e deixada para algum outro “opressor” nos fazer lembrar.
Dentro de algumas soluções e artifícios já usados, ainda não encontraram saída promissora para o problema.
Temos algumas ideias iniciais:
...