Ava atividade colaborativa
Por: pamelaoliveiras • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 499 Visualizações
Podemos observar que a capacidade contributiva em si é com conceito que se compreende em dois sentidos, sendo cada um deles objetivo ou absoluto ou também subjetivo ou relativo. Sendo assim a capacidade contribuiria no primeiro caso, significa que a existência de uma riqueza esta apta a ser tributada. Enquanto que no segundo caso podemos ver que a parcela dessa riqueza em si será um objeto da tributação que será em face das condições individuais.
Mas colocando assim, a capacidade contributiva sendo ela ou absoluta ou objetiva, quando o legislador por uma eleição, escolhe os eventos que talvez demonstrem aptidão para auxiliar nas despesas publicas necessárias.
Podemos dizer que a Capacidade Contributiva, impede de se relacionar com os demais princípios constitucionais com o objetivo de verificar sua aplicação no sistema tributário brasileiro.
Observando a tabela em questão podemos fazer uma analise de que segundo o principio da capacidade tributaria, que os tributos cobrados são de acordo com a capacidade econômica do contribuinte em questão, sendo assim aquele que tiver uma capacidade econômica maior terá um tributo mais, já o contribuinte que não tiver essa mesma capacidade pagara um tributo menos que o contribuinte anterior, já aquele que não tiver nenhuma capacidade econômica, não será tributado.
Vemos na tabela o seguinte valor: Até 1.787,77 podemos observar que a alíquota é 0 sendo assim podemos deduzir que a parcela de imposto de renda também será 0.Porque o valor necessário não foi atingido para se fazer a declaração, e como podemos ver nos valores seguintes que conforme aumenta a base de calculo também aumenta.
...