AVA Direito Tributário
Por: accaputto • 4/6/2015 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE OSASCO
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
DIREITO TRIBUTÁRIO
OSASCO
2015
DIREITO TRIBUTÁRIO
Trabalho de Autodesenvolvimento Acadêmico para a disciplina AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Anhanguera Educacional
OSASCO
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
O princípio da capacidade contributiva é um conceito de Justiça aplicada na sociedade, de ordem econômica, onde deriva a lei tributária
Retrata o princípio da igualdade social no âmbito econômico, ou seja, com o objetivo de oferecer a sociedade, igualdade e justiça, sendo assim, quem possui mais riquezas deverá pagar mais tributos.
A capacidade contributiva é um princípio de Direito Tributário que decorre do princípio da igualdade tributária, previsto no artigo 150, II, da Constituição Federal.
O princípio da capacidade contributiva, fortalece a teoria de oferta justa a todos os contribuintes, em tese o que representa a Carta Magna “Direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional”.
Disposto no art. 145, §1º, da Constituição Federal de 1988, insere-se no contexto desse tributo, de forma a garantir a participação dos contribuintes, examinando a proporção de riquezas de cada contribuinte.
No entanto, o tema acaba conflitando com a realidade social do Brasil e com que o estado descreve ou dispõe no artigo da Constituição Federal.
É de grande importância, demonstrar a legislação aplicável ao Imposto de Renda, seus princípios constitucionais reguladores e inserir essa realidade tributária à realidade social dos contribuintes.
Todavia é totalmente questionável o dever de pagar Imposto de Renda, pois sabemos que em nosso país existe demasiadamente o que chamamos de “rede de corrupção por parte dos Três Poderes”.
A Constituição existe, os impostos são cobrados, a estrutura que exerce o artigo da constituição é respeitado e preservado, porém as obrigações não são cumpridas e voltamos sempre ao ponto de origem: A desigualdade Social.
Referências bibliográficas
http://jus.com.br/artigos/4138/o-principio-da-capacidade-contributiva#ixzz3ZEHkEJwC
http://www.direitoeleis.com.br/Capacidade_contributiva
http://stefanivv.jusbrasil.com.br/artigos/151317125/reforma-tributaria-o-principio-da-capacidade-contributiva-e-o-imposto-de-renda-pessoa-fisica
http://jus.com.br/artigos/25706/uma-analise-do-imposto-de-renda#ixzz3ZEVewe2w
...