AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Por: dambruno • 22/5/2018 • Exam • 13.892 Palavras (56 Páginas) • 119 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO- FAE
NATHALIA FERNANDA VINHOLI DA CRUZ
AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
2014
Nathalia Fernanda Vinholi da Cruz
AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Trabalho de Conclusão de Curso realizado no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino–FAE como requisito parcial para conclusão do curso de graduação em Fisioterapia, sob orientação da Prof ª Drª Laura Ferreira de Rezende Franco.
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
2014
NATHALIA FERNANDA VINHOLI DA CRUZ
AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado ao Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino-FAE como parte dos requisitos para conclusão da graduação de Fisioterapia.
Trabalho de Conclusão de Graduação definida e aprovada em / /[pic 1]
BANCA EXAMINADORA
[pic 2]
Profª Drª Laura Ferreira de Rezende Franco - Presidente da Banca
[pic 3]
Profª Ms Anita Beloto Leme Nagib - Examinador
[pic 4]
Enf. Ms. Lia Bissoli Malaman - Examinador
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente а Deus por permitir que tudo isso acontecesse, ао longo de minha vida, е não somente nestes anos como universitária, mas que em todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer.
A minha orientadora Laura Ferreira de Rezende Franco, por não medir esforços na realização deste estudo, ajudar com o seu conhecimento, companheirismo, dedicação e paciência, e além de tudo acreditar na minha capacidade e lhe confiar neste estudo.
Gostaria de agradecer aos profissionais que participaram deste estudo, aos lugares visitados pela calorosa recepção, todos sendo muito educados, compreensivos e colaborando com as coletas necessárias para conclusão deste estudo.
Agradeço а todos os professores por mе proporcionar о conhecimento não apenas racional, mas а manifestação do caráter е afetividade da educação no processo de formação profissional, por tanto que se dedicaram а mim, não somente por terem mе ensinado, mas por terem mе feito aprender. Aos professores dedicados аоs quais sem nominar terão os meus eternos agradecimentos.
A minha família, noivo, amigos e companheiros de sala, que compartilharam todos esses anos juntos, pela troca de ideias, aprendizados e que foi nos incentivando a seguir nessa jornada, mesmo com os obstáculos enfrentados, a vocês que mantiveram sempre ao meu lado, sofrendo, lutando e batalhando comigo, agradeço essa conquista com a mais profunda gratidão, admiração e respeito.
Então a todos que contribuíram para a realização desse sonho junto comigo, o meu muito obrigado por tudo.
Nathalia
DEDICATÓRIA
Dedico em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada.
Aos meus pais Izabel e Dercival, agradecer de forma grata e grandiosa, a quem eu rogo todas as noites a minha existência e pelo que sou, e por tudo que me proporcionaram para chegar ate aqui. Pois não mediram esforços para ajudar que conseguisse alcançar os meus objetivos e o meu sonho.
Agradeço também ao meu noivo, Anderson, que de forma especial e carinhosa me deu força e coragem, me apoiando nos momentos dificuldades.
Ao meu irmão, familiares e amigos pelo carinho, compreensão e companheirismo durante todo esse tempo.
O meu muito obrigado a todos pelo apoio, e que de forma direta e indiretamente contribuiu para realização de um sonho.
Nathalia
LISTA DE ABREVIATURAS
AIS - Ações Integradas de Saúde
ABBR - Associação Brasileira Beneficiente de Reabilitação
AME – Ambulatório Médico de Especialidades
AVD – Atividade de Vida Diária
AVE – Acidente Vascular Encefálico
APS - Atenção primária à saúde
CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
CCJC - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
CONASP - Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária
DORT - doença osteomuscular relacionada ao trabalho
ESF - Equipes de Saúde da Família
SESP - Fundação Serviço de Saúde Pública
INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social
INAR - Instituto Nacional de Reabilitação
LER - lesões por esforços repetitivos
NASF – Núcleo de Apoio Saúde da Família
OMS - Organização Mundial de Saúde
PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde
PL - Projeto de Lei
PREV-SAÚDE Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde
PSF - Programa Saúde da Família
SUS - Sistema Único de Saúde
SUDS - Sistema Unificado Descentralizado de Saúde (Suds)
UBS - Unidade Básica de Saúde
UNIFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- FAE
UNIFEOB - Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
RESUMO
Desde o seu surgimento na década de 90, o Programa Saúde da Família (PSF) é um projeto que tem como prioridade dar assistência às famílias, garantindo uma boa qualidade de vida, prevenindo doenças e ajudando na cura das mesmas. Os profissionais de saúde trabalham em tempo integral, na delimitação mais precisa e radical do território de atuação das equipes, na disponibilização dos serviços próximos ao local onde as pessoas vivem ou trabalham e na responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual, municipal e na composição de equipes multiprofissionais, que agregam inicialmente médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. O objetivo deste estudo é identificar a necessidade do Fisioterapeuta como membro integrador da equipe multidisciplinar no PSF afim de trazer uma melhora no custo-benefício, entre a população e a entidade de saúde, uma vez que o fisioterapeuta atua principalmente na prevenção das enfermidades, promovendo, desenvolvendo, tratando e recuperando a saúde da população. MÉTODOS: Foram entrevistados três enfermeiros, três médicos e três agentes comunitários de saúde que trabalham para o município de São João da Boa Vista nas unidades do PSFs dos bairros Vila Valentim, DER e Jardim YPÊ. Foram entrevistados também três fisioterapeutas do NASF. Foram visitadas as unidades que oferecem atendimento de fisioterapia- pelo SUS ou gratuito -no município: Associação São Francisco de Assis, CEREST e AME. RESULTADOS: Há demora no atendimento de fisioterapia ofertado pelo município pelo SUS. Grande parte do atendimento é ofertado através de parcerias com instituições de ensino. A percepção dos profissionais da equipe da saúde da família em relação a inclusão do fisioterapeuta junto a equipe é muito boa, pois percebem que há muitos pacientes que necessitam desse atendimento. Esses profissionais disseram que há demanda para o atendimento, especialmente domiciliar, visto que os fisioterapeutas do NASF fazem matriciamento e não atendimento. Na equipe da saúde da família, o fisioterapeuta além de desenvolver os grupos, pode realizar correção/orientação postural, atendimentos domiciliares a pacientes e cuidadores, desenvolver atividades com crianças, adultos e idosos, com caráter de promoção de saúde e prevenção de doenças, mas também de reabilitação, recuperação e readaptação. CONCLUSÃO: Seria benéfica a inclusão do fisioterapeuta na equipe interdisciplinar de saúde da família.
...