Argumentação. Argumento que relaciona ato e pessoa
Artigo: Argumentação. Argumento que relaciona ato e pessoa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KRYSTINA • 24/6/2013 • Artigo • 215 Palavras (1 Páginas) • 519 Visualizações
Argumentação. Argumento que relaciona ato e pessoa
4.2Argumento de Reciprocidade
Baseia-se no rigor lógico e propriedade de das relações. Busca-se uma aproximação ou simetria dois fatos ou idéias. Essa relação produz uma valoração que pode ser utilizada mesmo em situações de inversão de situações ou de posições.
A reciprocidade está presente na regra de justiça. Ela exige o tratamento igual de seres e situações assimiláveis umas às outras por possuírem os mesmos traços pertinentes, que justificam a sua integração numa mesma categoria. A regra de justiça recebe a denominação específica de regra de ouro quando são aplicadas a situações que se pretendem simétricas: “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”.
4.10Argumento de fixação de um grau
Usa a comparação entre vários objetos p/ avaliá-los um em relação o outro, buscando estabelecer as diferenças de grau de qualidade ou de características. Difere-se da técnica de argumento de identificação como o da analogia porque atua ou com uma oposição ou de ordenamento, mas mantém a pressuposição de que o ordenamento hierárquico pode facilitar o acesso ao que é verdadeiro.
Artifícios como a bipolaridade de argumento tornam essa atividade essencial à linguística. Pode-se transitar por termos intermediários e partir de um dos extremos para se relativizar o outro, como no exemplo vermelho mais para amarelo, ou amar
...