TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Experiencias Agroecológicas

Por:   •  3/4/2018  •  Seminário  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIENCIAS AGROECOLOGICAS

O conceito de agroecologia supera a ideia comum de que seria apenas uma agricultura baseada em técnicas ecológicas. Agroecologia trata de não só manutenção como também uma forma de garantia de direitos humanos e princípios básicos garantidos na Constituição brasileira

Ao analisarmos as constituições mais recentes de países como a Bolívia, a Venezuela e a Colômbia, nota-se uma forte preocupação com a relação do homem com a terra. Essa preocupação está relacionada a ideia de Pachamama e bem viver, muito presente na cultura desses povos. Essas sociedades possuem forte influência da cultura indígena e por isso essa relação com a terra e a exploração da mesma é diferenciada nesse novo constitucionalismo.

No Brasil, a nossa Constituição lida com esses assuntos de forma mais pratica. Por meio de princípios básicos que podem ser aplicados a questão agraria de modo a garantir uma relação mais harmoniosa com a terra e a prática desses princípios constituiria uma plena promoção dos direitos humanos.

Dentro do conceito de agroecologia, observa-se uma oposição ao modelo de interação com a terra que é predominante no Brasil, o agronegócio. A agroecologia potencializa alguns direitos que, no modelo do agronegócio são muitas vezes ignorados. Exemplos disso são: direito a uma alimentação adequada, visto que a produção de alimentos com práticas agroecológicas se dá de forma muito mais saudável (livre de transgênicos, agrotóxicos, pesticidas químicos etc.); garantiria também o direito ao meio ambiente, uma vez que promove um respeito a biodiversidade natural e minimiza a destruição causada pela intervenção humana; o  direito à terra, já que um dos pilares para a realização de uma agricultura agroecológica seria a promoção de uma reforma agraria.

Nessa perspectiva, observa-se que o desenvolvimento agroecológico prioriza não só um desenvolvimento puramente econômico como é o caso do agronegócio, mas também um desenvolvimento social como um todo. A agroecologia pode promover diversos benefícios para a sociedade. Pode estar relacionada a uma diminuição dos preços dos alimentos, a um fortalecimento do mercado interno e consequentemente, uma redução das desigualdades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com