As Questões Sobre Durkheim
Por: Vivianlopes • 31/3/2022 • Trabalho acadêmico • 478 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
25/10/18
SUBCULTURA: são quaisquer segmentos da população que são distinguíveis do resto da sociedade, por seus padrões culturais.
ETNOCENTRISMO: dificuldade de pensar a diferença. É uma visão do mundo, onde o nosso próprio grupo é tomado como o centro de tudo. Todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, dos nossos modelos e das nossas definições do que é existência. Ser etnocêntrico é transformar a diferença pura e simples em menor juízos de valor.
- Preconceito racial: pauta-se na diferença de status social dos grupos sociais.
- Relativismo cultural: considera que os juízos de inferioridade ou superioridade emitidos de uma “raça” para com outra. Carecem de base cientifica, apoiando-se apenas em julgamentos de valor. Para os relativistas não é possível dizer que determinado grupo é melhor do que o outro, de maneira que nenhuma cultura produz seus humanos com capacidade de adaptação inferior, pois quando indivíduos vivem o mesmo ambiente e recebem os mesmos estímulos, desenvolvem características semelhantes.
MAX WEBER
- Identificou como principal característica das sociedades ocidentais dos tempos modernos 🡪 racionalidade
- Todas as relações das pessoas com o mundo ao seu redor foram sendo impregnadas por um jeito racional de agir 🡪 uso da razão
/-> teve na economia seu ponto de partida.
- status social
- Aposentadoria – afastamento de trabalho, perca da identidade profissional
- questão da individualidade/poder
- partido = poder
- Com suas palavras, defina a solidariedade mecânica e a orgânica.
São 2 tipos de solidariedade sociais observadas. Na solidariedade mecânica, sendo mais simples, predomina-se o direito punitivo e repressivo, onde não há divisão social do trabalho e a coerção é mais intensa. Já na orgânica, ao contrário a anterior, predomina-se o direito restitutivo, onde há a divisão do trabalho, de forma que as funções individuais se tornam interdependentes.
- Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim.
Descreve-se fato social toda maneira do “fazer agir” suscetível de ser exercida individualmente por cada ser humano inserido em sociedade. Segundo Durkheim, o fato social deve atender a três princípios: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
- O crime para Durkheim, é um fato social normal ou patológico.
Para Durkheim, é um fato social normal, visto que é um fenômeno observado por todas as sociedades.
- Para Durkheim, os sentimentos humanos são frutos da coerção social? Explique.
Sim. Para ele, muitos sentimentos - como amor, ciúme, piedade – não são inatos ao homem, e portanto, resultariam da organização coletiva.
...