As Unidades de Conservação
Por: Cłéıα Santos • 28/6/2022 • Resenha • 924 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
A unidade de conservação é um espaço onde os recursos ambientais, incluindo aguas jurisdicionais, tem características relevantes, sendo legalmente instituídos pelo Poder Público, tendo o objetivo de conservação e limites definidos, sob-regime especial de administração, ao que se aplica as garantias adequadas de proteção.
A unidade de proteção integral é aquela em que a manutenção do ecossistema, livre de alterações de interferência humana, sendo admitido o uso indireto dos tributos naturais. A unidade de uso sustentável é onde existe a exploração do ambiente com garantia de perenidade dos recursos renováveis e processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e demais atributos ecológicos, sendo algo socialmente justo e economicamente viável. E dentro destes grupos, é presente as seguintes categorias de unidades de preservação:
I. Estação Ecológica;
A estação biológica faz parte do grupo das unidades de proteção integral, sendo de posse de domínio público, é algo que serve para a preservação da natureza e para a realização de pesquisas. Sua extensão é destinada a proteção integral da biota, não devendo ocorrer alterações, somente se estas forem autorizadas e estejam compatíveis com o plano de manejo da estação, como é o da coleta de componentes do ecossistema.
II. Reserva Biológica;
A reserva biológica faz parte do grupo das unidades de proteção integral, onde esta visa a preservação do bioma e dos demais atributos que existem nos seus limites. É uma área é feita sem a interferência direta do homem ou de modificações ambientais, sendo feitas acentuações para recuperação do ecossistema, para recuperar e preservar o equilíbrio natural e suas diversidades e processos. Ocorre a desapropriação.
III. Parque Nacional;
O parque nacional faz parte do grupo das unidades de proteção integral, tendo como objetivo a preservação do ecossistema natural de grande relevância ecológica e de beleza cênica, possibilitando realizações de pesquisas cientificas. Esta área permite atividades de educação e interpretação ambiental, de turismo ecológico. tendo recreação em contato com a natureza. Posse e domínio público. Existe a possibilidade de estabelecimento do parque em âmbito estadual e municipal.
IV. Monumento Natural;
O monumento natural faz parte do grupo das unidades de proteção integral, sendo aquela que possuem monumentos naturais que devem ser preservados, onde estes monumentos se caracterizam por apresentar importância científica, beleza estética natural, características ecológicas específicas, etc. Pode ocorrer visitação pública, mas desde que haja a preservação e respeito pelas áreas naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Construída em áreas publicas e áreas privadas.
V. Refúgio de Vida Silvestre.
O refugio de vida silvestre faz parte do grupo das unidades de proteção integra, e é uma unidade ambiental que deve haver total preservação do ecossistema, uma vez que ela é feita para a proteção de ambientes naturais que asseguram condições para a existência ou reprodução comunidades da fora local e fauna residente ou migratório, como também para assegurar a existência ou reprodução de espécies, servindo para reprodução e manutenção da vida dos animais nestas áreas.
VI. Área de Proteção Ambiental;
É uma das áreas de uso sustentável, onde ocorre preservação ambiente, porém, ela é aberta para visitação do publico, existindo turismo ambiental, existindo regras para seu funcionamento, sendo muito utilizada para a educação e conscientização ambiental. É composta por uma área extensa, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais. Domínio publico ou particular (proprietário estabelece os requisitos para visitação).
VII. Área de Relevante Interesse Ecológico;
Esta área faz parte do uso sustentável, onde geralmente é uma pequena extensão e sua ocupação humana é quase nenhuma ou muito
...