TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio no ambiente de trabalho

Por:   •  13/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

 

 No presente trabalho, buscamos identificar e analizar os efeitos decorrentes do assedio sexual no ambiente de trabalho. Trazendo seu conceito, sua identificação, suas consequências após o assédio. Na sequencia analisamos os conceitos de assédio sexual do ponto de vista social e jurídico, necessários para a compreensão da pesquisa. O presente trabalho tambem expoe as formas e estilos que pode ocorrer, suas infringências no que tange aos princípios basilares constitucionais enquadrados perfeitamente no âmbito trabalhista.

ABSTRACT

In this present work, we seek and analyze the effects caused by sexual harassment in the workplace. Bringing your concept, your identification, your aftermath after harassment. Next, the concepts of harassment of sexual and social harassment from the social and juridical point of view, necessary for the understanding of the research, were also analyzed. It also shows the ways and genres that may occur, their infractions regarding the fundamental constitutional principles perfectly within the labor scope.

O assedio sexual no ambiente de trabalho esta estritamente relacionado ao assedio moral, pois ambos os parametros estão interligados.   Normalmente caracterizado pelo assediador sendo de nível hierarquico superior a parte assediada. Diante da negativa frente ao não atendimento dos interesses libidinosos do assediador,  o mesmo passa a humilhar a parte assediada, impedindo que a mesma tenha ascensão em sua carreira, permitindo e  encorajando inclusive que a mesma sofra ataques de ofensa pessoal por parte de seus colegas de trabalho.

Crime praticado por pessoas incompetentes e amplamente limitadas que assumem o poder sobre competencias verificadas no grupo ao qual deveria liderar promovendo sua equipe,  visando o bom andamento do trabalho.

Os reclamos da parte assediada deixam de ser ouvidos e passa a haver um cerceamento em todos os aspectos para inferiorizar a parte agredida inclusive com ataques psicologicos para que a mesma se demita do cargo ou ate mesmo seja vitimada por enfermidade de caracter psicologico com a finalidade de induzi-la a obito sem ao menos aproximar-se de uma arma de fogo.

Um crime praticado pelos profissionais em psicologia que tem utilizado de seu conhecimento academico para estirpar toda uma classe.

Um ataque que vai minando diariamente a sociedade e vitimando mais e mais competencias ate levá-las a exaustão. Tais consequencias podem assumir dimensões amplamente visiveis no ambito criminal, pois o assediador que inicialmente disponibilizava favores a vitima com o interesse de persuadi-la, diante da negativa da mesma passa a requerer seus favores de volta, utilizando ate mesmo de meios ilicitos que vao desde uma posterga frente ao seu amplo desempenho no ambiente de trabalho ate mesmo a demonstração de seus requintes de crueldade na pratica criminosa.

Naturalmente a vitima se esquiva da denuncia, simplesmente por medo.

Muitas das vitimas quando sobreviventes, passam a recorrer a tratamentos psiquiatricos e psicologicos decorrentes do ataque sofrido no ambiente de trabalho sem sequer serem minimamente indenizadas por isso, sendo mais uma vez vista pelos colegas como retardataria ou folgada pois as consequencias de tal ato tendem a minar seu desenvolvimento profissional e intelectual, repercutindo consideravelmente em sua assiduidade ao ambiente de trabalho e na desmotivação para o exercicio de toda e qualquer atividade inerente ao mesmo. Uma forma ampla de extirpar o desenvolvimento da propriedade intelectual de nosso pais.

Prevenir tais atos são de responsabilidade governamental, utilizando-se de criterios que inibam a ação do agresssor e inviabilizando os elevados niveis de ostensividade praticados por parte do mesmo principalmente nos orgãos publicos.

Instalação de cameras nos locais de trabalho implementando a transparencia de todos os atos praticados frente ao cerceamento na obtenção de provas.

Certificação da implementação de gravações nas instalações telefonicas.

Concientização dos trabalhadores da existencia do assedio e de suas formas de caracterização mais frequentes...

Obrigatoriedade da materia de educação moral e civica nas escolas...

Extinção de toda e qualquer topico curricular que insurja na inferiorização de uma determinada raça.

Respeitar os principios da moralidade tambem e o mesmo que admitirmos submissão ao unico  Deus que rege o universo e  na sua essencia é moral.

Texto Produzido Por:

Cristina Oliveira

Bacharel em Administração com Enfase em MKT.

Já assédio sexual é o pedido de favores sexuais pelo superior hierárquico, com promessa de tratamento diferenciado em caso de aceitação e/ou de ameaças, ou atitudes concretas de represálias no caso de recusa, como a perda do emprego, ou de benefícios. É necessário que haja uma ameaça concreta de demissão do emprego, ou da perda de promoções, ou de outros prejuízos, como a transferência indevida, e/ou pela insistência e inoportunidade. É a “cantada” desfigurada pelo abuso de poder, que ofende a honra e a dignidade do assediado (LIPPMANN, 2005, p. 21).

Segundo conceito da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o assédio sexual deve apresentar pelo menos uma das seguintes características: pode ser uma condição para dar ou manter emprego; influir nas promoções ou na carreira do assediado; prejudicar o rendimento profissional, humilhar, insultar ou intimidar a vítima (LOPES, 2001, p 15).

O assédio sexual é um caso concreto de violação do direito de uma pessoa na mesma relação de trabalho com outra, que tem uma importância particular por sua gravidade e pela frequência com que acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com