Atividade Avaliativa – Mato Grosso Contemporâneo
Por: Rebeca7895 • 17/12/2019 • Dissertação • 394 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DEPARMENTO DE HISTÓRIA Atividade Avaliativa – Mato Grosso Contemporâneo Prof. Dr Vitale Joanoni Neto – Turma – Noturno (segunda-feira) Data: 09/12/2019_ Nome do/a aluno/a: Rebeca Oliveira Sales |
Responda às seguintes questões:
1 – Como podemos relacionar os impactos da Guerra-Fria à reocupação da Amazônia na segunda metade do século XX?
2- A implantação, por meio de um golpe, de um Estado Ditatorial Militarizado em 1964 influenciou na reocupação da Amazônia brasileira? Explique
3- Quais os principais impactos dessa reocupação sobre a Amazônia (entendida em seus povos e demais aspectos de sua biodiversidade).
*A prova deverá ser entregue em Word (ou programa compatível).
O prazo de entrega é 09 de dezembro de 2019 e será feita exclusivamente via e-mail para vitalejneto@gmail.com
Os textos base estão no Ava.
- No contexto global da Guerra Fria, organizações militares de alguns países se mostraram interessados na Floresta Amazônica, devido a descobertas científicas sobre o aquecimento global e a importância da biodiversidade. Assim, políticos e militares brasileiros favoráveis ao desenvolvimento da Amazônia por completo, temem uma interferência, sendo ela internacional, direta na área. E assim,devido a tais circustâncias a região Amazônica passa por um processo de reocupação.
- Apesar da onda migratória com Marcha para o Oeste, praticamente todas as terras ainda pertenciam oficialmente a união e aos estados. Dentro desse contexto da ditadura, sobretudo dentro do discurso nacionalista, os militares pregam a unificação do país, e pregam a proteção a Amazônia contra a “internacionalização”. Nessa época, também começaram as grandes obras rodoviárias em direção à amazônia. E nessa nova fase, a transmazônica foi vista como síntese da integração nacional e da marcha para o Oeste. O governo também irá oferecer uma série de incentivos aos interessados em produzir na região, porém isso só será direcionado apenas aos mais favorecidos.
- Um dos objetivos declarados da Marcha para o Oeste, era avançar a fronteira civilizatória, sendo essa questão bem problemática, pois não houve respeito aos direitos dos povos indígenas que viviam nessas terras. As autoridades alegavam que essas medidas seriam necessárias para que tais investimentos fossem efetivados, sobretudo a projetos agropecuários, minerais e a projetos denominados de colonização. Porém, isso resultará nos impactos econômicos, sociais e culturais desestruturadores da vida dos povos indígenas, fora outros grupos como os; quilombolas, seringueiros, pescadores, artesanais, sem contar as imensas áreas de terras desflorestadas, para que esses projetos venham ser realizados.
...