Atividades práticas supervisionadas: Tecnicas De Negociação
Seminário: Atividades práticas supervisionadas: Tecnicas De Negociação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CREGINA • 22/10/2013 • Seminário • 5.445 Palavras (22 Páginas) • 290 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP
POLO MACE-CEAD
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Disciplina: Técnicas de Negociação
Professora EAD: MSc. Juliana Leite Kirchner
CAMPO GRANDE-MS
2013
UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP
POLO MACE-CEAD
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Alunos: Carla
Glenia
Rosane
CAMPO GRANDE-MS
Roteiro de Preparação para Negociações Salariais
Após breve pesquisa, minha nova função me proporcionou mais disposição de tempo, onde obtive um aumento nos lucros da empresa, que teve um crescimento acima do percentual esperado.
Para poder contribuir mais com o desenvolvimento da empresa, estou me preparando em um curso superior onde possa utilizar os conhecimentos adquiridos para atingir todas as metas previstas para este ano.
Durante o período que fui promovido pude realizar projetos que foram bem utilizados e ajudaram outros colaboradores a desempenhar melhor sua função, aumentando assim em 30% da sua produtividade, levando assim um aumento nas vendas e lucros da empresa.
Introdução
“Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições.”
(Wanderley, 1998)
Negociar é um processo de comunicação, onde o objetivo comum é chegar a um acordo onde, os interesses e necessidades são comuns aos interessados que devem sair satisfeitos.
Conceito de Negociação
A negociação é realizada entre várias pessoas, com o objetivo de chegarem ao comum acordo, os assuntos relacionados são de grande importância para ambos os lados.
Durante a intermediação nem sempre ocorre o termo “ganha-ganha”, pois sempre um lado quer sair vencedor, o fato que mais ocorre é o termo “ganha-perde”, onde o negociador que não souber atender as necessidades da empresa acaba perdendo o objetivo final.
Para que a negociação ocorra bem, é necessário ter uma boa informação e saber negociar. Sendo preciso saber escutar, entender e transformar tudo o que esta sendo dito na informação.
Com todas as informações recebidas, poderá ser utilizado realmente o que é necessário e guardar o que se pode ser usado futuramente como uma estratégia.
Como não existe um conceito único para definir o termo negociação e como negociar, podemos citar que existem alguns estilos de negociadores, sendo cada qual com um perfil diferente.
“Entender comportamentos para poder negociar conforme o estilo do outro negociador faz uma boa diferença.” (Wanderley, 1998).
Cada negociador tem uma maneira de negociar, agir conforme seja reconhecido o estilo do outro negociador, tem que se respeitar e até de certa forma levar vantagem na negociação, onde se trabalha as forças e fraquezas do concorrente, onde que se possam garantir maiores possibilidades de ganho.
Cada um tem um estilo diferente de negociar, sendo que não há um em destaque, pois a negociação tem suas particularidades e exige atitudes diferentes.
Alguns modelos são apresentados por Carl Jung citado por Oliveira (1994):
Estilo Restritivo: este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle
...