Aula ied
Por: srtsaryh • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 250 Palavras (1 Páginas) • 313 Visualizações
Documentário de Maria Augusta Ramos . Justiça
O documentário de Maria Augusta Ramos retrata a realidade do sistema penal brasileiro. A obra mostra desde as audiências de instrução e julgamentos, em que cada um dos “atores” exerce seu papel social – Juíz , promotor, defensor e réu, até os momentos diários da vida de cada um deles.
No primeiro caso, é nítido como o juiz trata o réu com indiferença e superioridade, sem ao menos perceber que o mesmo estava em cadeira de rodas , sendo acusado de um crime onde sua condição atual não o permitiria a “pular o muro” como foi descrito pelos policiais.
No segundo caso, o réu Carlos Eduardo, foi mostrado a situação das celas no setor de custódia Polinter , onde podemos observar uma verdadeira escola de violência, sendo totalmente contraditório ao que diz a Constituição Brasileira em seu artigo 5 , inciso XLIX, que diz “ é assegurado aos presos o respeito a integridade física e moral" .
No documentário foi visto como ainda há racismo, discriminação, soberba, complexo de superioridade e etc. Também o quão despreparados estão alguns , ou até mesmo a maioria dos policiais que imperam na sociedade. A justiça ainda agi com provas incompletas, muitas vezes até sem fundamentos, sem provas concretas colocando em risco a vida de um cidadão com péssimas com péssimas condições de vida em uma cela carcerária. Não podendo esquecer daqueles que servem a justiça, e dos que veem a injustiça e não denunciam.
...