Ava direito
Por: rachelbabu • 28/10/2015 • Projeto de pesquisa • 643 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA DE OSASCO
CURSO DE DIREITO
TRABALHO DA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Aula-tema 03:
Desenvolvimento Econômico da China
Nome: Mara Rachel Soares Rodrigues - RA- 6618344712
Período: Matutino
Osasco/SP – 11.03.2014
Não resta dúvida sobre a crescente economia Chinesa, tornando a China a segunda maior economia mundial, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Algumas características favorecem a China a se tornar essa potência econômica tais como, o seu investimento em infra-estrutura com a construção de rodovias, ferrovias e aeroportos. O país também investe na educação técnica de seus habitantes, o que facilita bastante a procura de profissionais devidamente especializados. Muitas empresas transnacionais instalam suas filias no país em busca de baixo custo de produção, mão de obra abundante e especializada. O governo adota um controle de salários e regras trabalhista, desta forma essas medidas fazem com que as empresas tenham um custo menor com mão - de- obra, ou seja, salários baixos. Por conseqüência os produtos chineses se tornam os mais baratos do mundo, por parte explica o alto índice de exportações.
O mercado estrangeiro está de olho na China, no entanto o país é extremamente burocrático trazendo regulamentos com pouca clareza. O governo chinês mantém políticas polêmicas para proteger as corporações locais, como acesso preferencial a terrenos e a créditos, o Estado também controla as cotas de publicidade de empresas estrangeiras. Outro fator que dificulta bastante o investimento de outros países na China, é a língua e a própria cultura chinesa, existe uma língua oficial e vários dialetos dificultando bastante as negociações.
Em suas relações trabalhistas a China está o quanto atrasada, a primeira lei trabalhista só foi aprovada em 05.07.1994, ou seja, o país ainda esta no inicio do desenvolvimento do Direito do trabalho. O Estado intervém na coordenação sindical, no entanto o foco dos sindicatos não é exclusivamente o direito dos trabalhadores, mas sim assegurar o desenvolvimento das empresas. Infelizmente a leis trabalhistas são frequentemente violadas em função das multinacionais, pelo o que aparenta com apoio estatal.
Outro fator negativo de grandes proporções é a corrupção, a fraude, o suborno e as apropriações são práticas comuns em vários setores da sociedade, a falta de liberdade da imprensa com rígido controle político dificulta a transparência dos casos de corrupção.
De acordo com o relatório global divulgado pelo Fórum Econômico Mundial dos anos 2012-2013 (WEF) apesar de ter caído três posições na classificação geral, a China, que ocupa a 29ª colocação, ainda lidera o grupo formado por (Brasil, Rússia, Índia, África do Sul).
...