CAOS TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
Por: Roberth Sousa • 1/4/2016 • Dissertação • 455 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
CURSO DE DIREITO
CAOS TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
2015
CAOS TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
Produção Textual apresentado 1º Período do Projeto Aprender em Rede, como requisito para obtenção da nota da 3ª Avaliação.
2015
CAOS TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
No advento do século XXI, o Transporte Público Brasileiro é um dos grandes fatores no desenvolvimento social econômico de uma sociedade, mas diante da sua ineficiência administrativa, de conservação dos transportes coletivos urbanos, resulta uma insastifação da sociedade diante das suas necessidades de locomoção, decorrência disso não satisfaz o desejo de pouco menos da metade da população. Neste sentido a competência municipal de sua responsabilidade de promover o serviço de locomoção urbana, provoca conflitos entre as empresas firmadas nas quais possui acordos. A falta de investimento na estrutura municipal resulta em grandes desastres socioeconômicos. Visto que a falta de preocupação e priorização com um dos maiores problemas Brasileiros, resulta na falta de desenvolvimento social, produção intermunicipal e da qualidade de vida.
De acordo com a divulgação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 41% da população Brasileira consideram o transporte público no país ruim/péssimo. Consequente de superlotação, horas perdidas em filas e deslocamentos, tarifas caras. Portanto devemos observar que diante de tal análise realizada pelo Instituto, pode-se auto-declarar que o investimento em tal área torna-se uma obrigação por parte do poder público devido a grande importância e necessidade, do que na qual o Transporte Coletivo representa 29% das viagens realizadas pelos cidadãos brasileiros.
Outro fator importante que podemos analisar surge junto com uma pesquisa realizada, não qual resume que um cidadão gasta 1h20 por dia utilizando os serviços, pois na qual 90% das viagens atrasam. Consequentemente devido ao alto índice de precariedade das estradas e do grande fluxo de automóveis em vias urbanas. Acontece que o poder público tapa os olhos, seguinte da grandeza do problema e faz com que o cidadão brasileiro se torne motivos de “piadas e chacotas”.
Um país aonde o custo de vida se baseia em mediano, altas tarifas para a utilização de transportes de locomoção, provoca uma insatisfação popular, junto que através de pesquisas realizadas, “Uma família brasileira que utiliza transportes públicos, seus gastos quase igualam-se ao seus gastos com alimentação”.
Conclui-se que é necessário que haja uma preocupação maior por parte dos responsáveis da mobilização urbana, para que haja um esclarecimento e uma busca maior por melhorias, suposto que não é algo tão dificultoso. Enquanto pouco se investe na melhoria do transporte coletivo, são gastos bilhões em dinheiro público para favorecer as montadoras, visto que um investimento e com o transporte publico é algo alcançável diante do poder publico em sua relação com empresas com contratos firmados para exercer o objetivo de levar conforto, segurança, agilidade para a sociedade. Porém acontece que essas partes acabando deduzindo tal processo como um gasto sem resultados.
...