CONSUMISMO: DO IDEALISMO ILUSÓRIO AO SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR
Por: mattheusds • 28/11/2016 • Monografia • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 342 Visualizações
DEFESA DA BANCA DA MONOGRAFIA
SLIDE 1 (CAPA)
SAUDAÇÕES INICIAIS
- PRIMEIRAMENTE, quero saudar a presença da professora Etiane, por aceitar o convite em participar da banca examinadora;
- Quero agradecer a professora Fabiana Fachinetto, por ter me orientado na realização desse trabalho.
- Agradeço também a presença dos demais.
O presente trabalho tem como título: "CONSUMISMO: DO IDEALISMO ILUSÓRIO AO SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR", e irá fazer uma análise acerca do consumismo e a facilidade que existe de atualmente adquirir bens ou serviços, como também analisar o fenômeno do superendividamento e a necessidade da criação de uma lei que tutele juridicamente de forma específica sobre esse problema que atinge milhares de consumidores.
SLIDE 2 (INTRODUÇÃO)
O problema a ser abordado refere-se ao fato de que as pessoas passaram a viver somente para consumir, em razão das incitações publicitárias e até mesmo por parte das empresas e fornecedores de crédito, levando os indivíduos a uma situação de endividamento excessivo.
O objetivo dessa pesquisa é aprimorar os conhecimentos sobre as relações de consumo e o que leva o consumidor a adquirir cada vez mais bens ou serviços, muitas vezes desnecessários, e como acabam em situações de superendividamento.
SLIDE 3 (1 A PÓS MODERNIDADE E A ERA TECNOLÓGICA)
Para sobreviver é necessário consumir, pois somente assim é que o ser humano satisfaz suas necessidades básicas, ou seja, obtem tudo aquilo que é necessário para a sua existência digna.
No entanto, com a o surgimento da moeda, ficou muito mais fácil ter acesso a bens ou serviços, de tal forma que as pessoas, no decorrer da história, começaram a viver tão somente para consumir, perdendo o controle sobre essa atividade, pois passaram a serem induzidas por meio das estratégias da publicidade agressiva.
SLIDE 4 (1.1 Consumismo versus consumo)
Consumir é obter produtos ou serviços que são necessários para alcançar o minimo existêncial para a sobrevivência do ser humano. De outro lado, temos o consumismo, que significa o desejo de obter bens ou serviços que tragam maior conforto e identidade humana.
O consumismo é uma atribuição da sociedade de consumidores, que significa o desejo e a vontade de obter determinado bem de forma rápida, ou seja, consumir rapidamente e tão logo descartar o objeto.
Os bens começam a perder o seu valor, uma vez que não são mais adequados. Diante disso, o marketing, que sempre buscou alcançar o lucro, usa de estratégias para induzir o consumidor a adquirir um produto e logo a sua remove-lo.
SLIDE 5 (1.2 CULTURA CONSUMISTA)
É fato considerar que a atividade de consumir faz parte da natureza humana. No entanto, com o aprimoramento e desenvolvimento dos bens e serviços no decorrer da modernidade, fez com que o consumo se tornasse mais frequente, resultando muitas vezes o superendividamento.
As pessoas passaram a buscar toda e qualquer novidade ou tendência que o mercado de consumo tem a oferecer, como forma de adquirir identificação popular diante da sociedade de consumidores. Porém, o consumidor consciente, aquele que supre as necessidades básicas, consegue consumir de forma correta e adequada, utilizando do produto ou serviço até o fim de sua finalidade.
SLIDE 6 (1.3 Os avanços tecnológicos e o induzimento ao consumo por partes das empresas)
Com o avanço da tecnologia de forma tão acelerada, a internet surgiu para facilitar as atividades dos indivíduos.
Os consumidores começaram a adquirir bens ou serviços por meio da internet, o que aumentou o consumo de forma alarmante, em virtude dessa facilidade de acesso.
SLIDE 7 (1.4 Estratégias mercadológicas de consumo)
Com a ascenção da mídia, o consumo tornou-se mais frequente, em virtude da influência que a mesma tem na vida dos indivíduos.
As empresas passaram a investir no marketing, utilizando boas estratégias, com o intuito de induzir ao consumo todas as classes sociais.
As estratégias do marketing estão relacionadas a algum tipo de sentimento, poder, beleza ou conexão com a infância.
As empresas buscam sempre inovar suas mercadorias para que os produtos antigos venham ser substituidos de forma acelerada.
SLIDE 8 (2 A SOCIEDADE DO CRÉDITO AO CONSUMO E O DESAFIO GLOBAL DO SUPERENDIVIDAMENTO)
Com a amplificação do crédito, os consumidores passaram a ter mais acesso a bens ou serviços.
Diante disso, o consumismo cria a ilusão de que o consumidor, no momento em que contrata o crédito, acredita que futuramente terá condições de arcar com a obrigação financeira, quando de fato não terá.
Em virtude disso, os consumidores passam a ser considerados inadimplentes e inclusos nos sistemas de protação ao crédito (SPC E SERASA).
SLIDE 9 (2.1 O contexto sobre as causas do superendividamento)
Com a democratização do crédito (ampliação do consumo e incremento da atividade econômica), junto veio o superendividamento do consumidor.
...