Carreira e especialização em direito
Artigo: Carreira e especialização em direito. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaily • 3/8/2014 • Artigo • 259 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Direito
Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Então, quem faz direito, trabalha em funções que exigem o conhecimento da legislação. O profissional formado em direito deve zelar pela harmonia entre os cidadãos, as empresas e o poder público. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Há duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Quem escolher ser advogado, vai ter que passar pelo exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.
O curso de graduação em direito é generalista, com ênfase nas ciências humanas. Os três primeiros anos são mais teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do curso, como civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. É comum o aluno atuar como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.
...